A Câmara Municipal de Sesimbra recebeu, pelo quarto ano consecutivo, a Bandeira ECOXXI, no âmbito do programa ECOXXI, em reconhecimento das boas práticas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade.

A cerimónia de divulgação dos resultados do programa aconteceu no dia 19 de setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede. Durante a sessão foram dados a conhecer os resultados das candidaturas, bem como os municípios que atingiram os melhores índices de sustentabilidade municipal.

Recorde-se que, a Bandeira ECOXXI é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50 por cento. Para se candidatar ao ECOXXI, cada município tem de fornecer informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, e que será avaliada por um grupo de peritos que integram a comissão nacional, onde estão representadas mais de 30 instituições.

Os indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade são 21 no total e passam por fatores como a promoção da educação ambiental por iniciativa do município, população servida por sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais, resíduos urbanos gerados, recolhidos e seletivamente tratados, mobilidade sustentável ou conservação da Natureza e Áreas Classificadas.

Partilhe esta notícia