Somos chamados, neste momento, não para escolher uma localização alternativa ou complementar ao aeroporto de Lisboa, mas sim para nos debruçarmos sobre o EIA referente a uma localização previamente imposta na BA nº 6, em Montijo.

O período de discussão pública (de 22 de julho a 19 de Setembro) do EIA (Estudo de Impacte Ambiental) referente à expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, na BA 6 em Montijo deve, por isso, ser aproveitado para introduzir contributos com vista a uma decisão ponderada sobre a viabilização, ou não, da proposta de solução em debate.

Na ausência de sessões para esclarecimento e debate com os cidadãos por parte do poder político central e local, decidiu a Associação Montijo Primeiro promover um debate no Auditório da Escola Profissional do Montijo, no dia 7 de Setembro, pelos 15h30, como forma de acrescentar algum valor ao documento sujeito a consulta pública.

Nesse sentido, convidámos a Associação Ambientalista ZERO, um técnico (eng.) nas áreas do urbanismo e ordenamento do território e um reputado médico, responsável de saúde na Região de Lisboa e Vale do Tejo, para intervirem nesta sessão pública. O público presente dará também o seu contributo, com uma hora reservada para a sua intervenção.

Apelamos aos residentes em Montijo, para estarem presentes nesta sessão pública, porque participar é um dever, um direito que não podemos deixar em mãos alheias.

 Programa da sessão pública.

15.30.  Abertura da sessão pública

           Vice-Pres. da AMP – João Bastos

15.35.  Intervenção de abertura

            Pres. da Direcção da AMP – Alcídio Torres

15.45.  A melhoria das acessibilidades à BA 6

            Vitor Carvalheira – Técnico nas áreas do urbanismo e 

            ordenamento do território

16.05.  A Avaliação Ambiental Estratégica

            Minimizar os aspectos ambientais negativos.

            Carla Graça

            Vice-Pres da Zero, Associação de Sistema Terrestre Sustentável

16.25. Os impactes negativos sobre a saúde das populações.

           Mitigação

   Mário Durval – Responsável de Saúde na Região de Lisboa e Vale do Tejo

16.45. DEBATE

17.45.Encerramento com moscatel de honra.

Fonte : Associação Montijo Primeiro

Fotografia: Jornal SOL

Partilhe esta notícia