O Estádio do Bonfim, em Setúbal, recebeu este sábado a 7.ª etapa da edição de 2015 da Taça Coca-Cola. Com a maior prova desportiva juvenil não-federada a caminhar para a sua reta final, cerca de 900 jovens, de ambos os sexos, com idades entre os 13 e 15 anos, entraram em campo, integrados em 53 equipas, para praticar o seu desporto favorito na companhia dos seus amigos, num ambiente marcado pelo companheirismo e competição saudável.

Após as várias partidas eliminatórias sagraram-se como vencedoras da etapa regional de Setúbal as equipas Gunners F.C., em masculinos, e Escola de Futebol Feminino de Setúbal, em femininos. Os “olheiros” da prova pré-selecionaram nove jogadores em prova (cinco do escalão masculino e quatro no escalão feminino) que poderão vir a integrar a Seleção Coca-Cola, masculina e feminina, que disputará a final da prova, nos dias 27 e 28 de junho, no Parque dos Poetas, em Oeiras. A lista final será divulgada após a última etapa regional e todos os selecionados terão a oportunidade de fazer um estágio desportivo de preparação para a final com técnicos do Futebol Clube do Porto.

Mais do que uma competição, a Taça Coca-Cola pretende ser, de acordo com a organização, “um ponto de encontro para toda a família”. Para isso, em cada etapa regional estará presente o Parque Vida Ativa, um espaço destinado a toda a população, com entrada gratuita, onde podem ser praticadas diversas atividades tendo o exercício físico e a sociabilidade como eixos fundamentais. Este espaço terá uma oferta alargada de atividades, ateliês de experimentação de modalidades e espaços de lazer para toda a família no fim-de-semana da Final da Taça Coca-Cola.

A Taça Coca-Cola volta a contar, uma vez mais, com o Cartão Branco, uma iniciativa pioneira da Coca-Cola, que serve para reforçar positivamente atitudes de desportivismo e fairplay durante a competição, seja junto dos jogadores, seja junto do público. O Cartão Branco já foi mostrado mais de 160 vezes na Taça Coca-Cola, desde 2013, o que atesta o sucesso desta iniciativa. Face aos resultados positivos atingidos, o Cartão Branco está a ser alargado pela Confederação dos Árbitros e Juízes de Portugal (CAJAP) e pelo IPDJ à Associação de Futebol de Setúbal e às Federações Portuguesas de Andebol, Basquetebol e Patinagem.

A iniciativa tem, ainda, um espírito solidário inerente. Nesse sentido, o Parque Vida Ativa contou com o T-share – uma garrafa de Coca-Cola gigante onde foram depositadas camisolas que serão doadas a uma instituição de solidariedade do concelho de Setúbal.

Partilhe esta notícia