Setúbal recebe a partir de domingo o VII Campeonato do Mundo de Pesca Embarcada – Clubes, com a participação de representantes de sete países, num total de centena e meia de atletas.

A prova, com três dias de competição, cada um com cinco horas de pesca, à cana, decorre ao largo de Setúbal, sensivelmente numa área defronte do Carvalhal e da Comporta, a menos de dez milhas da costa.

A participação portuguesa conta com o Grupo Desportivo Amarelos, de Setúbal, o Botafogo Futebol Clube, de Palmela, o Clube Naval de Sesimbra e o Clube Pesca e Náutica Desportiva, de Albufeira. Os restantes 11 clubes em prova são de Espanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Suíça.

As equipas são pontuadas de acordo com a quantidade de exemplares pescados, cada um com um determinado valor unitário. O peixe capturado é depois entregue a instituições de solidariedade social, através do Lions Clube de Setúbal.

O campeonato mundial, organizado pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar, com diversos apoios institucionais e empresariais, nomeadamente da Câmara Municipal de Setúbal, conta com uma cerimónia de abertura, no domingo, a partir das 15h30.

As comitivas desfilam pela Avenida Luísa Todi, a partir do Largo José Afonso, acompanhadas da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, com destino à doca de recreio das Fontainhas, onde, cerca das 16h00, serão içadas as bandeiras dos clubes.

A cerimónia inclui ainda discursos de abertura, contando-se com a presença, além das instituições mencionadas, da Confederação Internacional de Pesca Desportiva e da Federação Internacional de Pesca Desportiva de Mar, que apoiam o evento, entre outras.

Na segunda-feira decorrem treinos e nos três dias seguintes realiza-se então a parte competitiva para definição dos campeões mundiais de clubes na modalidade de pesca embarcada.

 

Fonte: CMSetúbal

Partilhe esta notícia