A Siemens concretizou na vila do Samouco, concelho de Alcochete, uma das intervenções de maior dimensão já organizadas pela empresa neste âmbito. Cerca de 400 voluntários estiveram envolvidos, durante toda a manhã, na reconstrução e requalificação da vila, beneficiando diretamente cerca de 1260 famílias. Esta iniciativa de cariz social contou, para além dos colaboradores da Siemens Portugal, com a participação dos habitantes da vila, de várias entidades da região. A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia também se associaram a esta iniciativa que contribuíu para uma melhoria das condições existentes na Freguesia de Samouco.

Nos diversos trabalhos realizados foram utilizados mais de 3000 litros de tinta, cerca de 300 rolos, trinchas e pincéis, 330 metros quadrados de piso pavê e de borracha e 24 toneladas de areia, entre muitos outros materiais.

“Com o orçamento da Junta de Freguesia era-nos impossível avançar, no curto prazo, com estas intervenções que trazem evidentes mais-valias quer para os espaços públicos, nomeadamente, para o Jardim de Infância e escola EB1, quer para a zona envolvente ao depósito da água e casas particulares. A gratidão da população ao apoio da Siemens tem sido fortemente manifestada”, acrescenta António Almeirim, Presidente da Junta de Freguesia do Samouco. A freguesia do Samouco tem mais de 3.100 habitantes, dos quais mais de 15% têm mais de 65 anos e cerca de 18% são crianças ou adolescentes. A taxa de desemprego ronda os 13%.

Das 15 intervenções que os voluntários da Siemens realizaram destacam-se os trabalhos levados a cabo no Jardim de Infância e na Escola Primária EB1. No Jardim de Infância foi feito o reforço estrutural do muro do recreio que se encontrava em risco de queda, o edifício foi isolado contra infiltrações, aumentou-se a segurança das crianças contra a intrusão de animais e estranhos através do levantamento de muros e foi feita a substituição dos toldos solares para que as crianças pudessem desfrutar do recreio.

 

Partilhe esta notícia