A Turismo do Alentejo e do Ribatejo, Entidade Regional de Turismo, apresentou, no dia 9 de fevereiro, nos Paços do Concelho de Sines, a um conjunto de agentes públicos e privados, o Plano para o Desenvolvimento do Turismo Náutico que está a elaborar.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, abriu a sessão e afirmou a aposta do município no desenvolvimento de um produto turístico em que Sines possui grande potencial e o Alentejo pode ser uma região de excelência.

António Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo, disse que um dos objetivos deste e dos restantes planos que a entidade regional de turismo está a elaborar para diferentes produtos turísticos alentejanos é sustentar com documentos estratégicos as candidaturas a efetuar aos fundos europeus no âmbito dos programas do Portugal 2020.

A equipa técnica apresentou os resultados do levantamento efetuado no terreno nos últimos meses, assim como algumas das ações com as quais se pretende estruturar, dinamizar e promover o turismo náutico na costa atlântica, nas bacias hidrográficas e nos lagos, lagoas e albufeiras do Alentejo e do Ribatejo.

O plano, que se encontra em fase de receção de propostas, aponta as atividades da náutica desportiva, nomeadamente na componente de aprendizagem, como aquelas que têm maior potencial de desenvolvimento em Sines.