Mercado tradicional, sessões de contos e ateliês, artes circenses, magia, música e lançamento de neve são os destaques do programa.

O município de Sines festeja a quadra natalícia no centro histórico da cidade com a iniciativa Natal no Largo, nos dias 6 e 7 de dezembro (sábado e domingo), entre as 10h00 e as 19h00.

Realizado na Praça Tomás Ribeiro, Largo Poeta Bocage e ruas contíguas, o Natal no Largo apresenta duas componentes principais: um mercado tradicional de Natal com produtos típicos da região, doces, iguarias de Natal e artesanato, aliado a um programa cultural para todos os públicos, com enfoque nas famílias.

No programa cultural, destacam-se as artes circenses e o humor da dupla Oli & Mary, com atuações de rua diárias às 10h30 e 15h00, e com o espetáculo Varieté de Natal, parte I (6 de dezembro) e parte II (7 de dezembro), pelas 17h30, na Praça Tomás Ribeiro.

Destaque também para a magia de rua pelo ilusionista Bruno Dias – Magic Days, com truques de proximidade nos dois dias, a partir das 16h00.

Os concertos de Natal nesta edição estarão a cargo do Coral Atlântico, Coral Atlântico Juvenil e Banda Filarmónica de Sines (6 de dezembro) e da Escola de Artes de Sines (7 de dezembro). Os espetáculos decorrem no Largo Poeta Bocage, pelas 18h00, e incluem lançamento de neve.

Para as crianças e famílias são várias as propostas no edifício dos antigos Correios nos dois dias: às 11h00 e 16h00, realizam-se sessões de contos de Natal seguidas de ateliês para a confeção de enfeites variados; às 15h30, o mágico Bruno Dias ensina truques a todos os interessados pelo ilusionismo (6 de zembro), e apresenta o Espetáculo de Magia: A Arte do Ilusionismo (7 de dezembro).

Também para as crianças e famílias, mas na Praça Tomás Ribeiro, há fotografias com o Pai Natal em ambos os dias, nos períodos 10h30-12h30 e 14h30-17h00. A chegada do Pai Natal e dos seus ajudantes decorre pelas 10h00.

As sessões de cozinha ao vivo (“showcooks”) acontecem às 11h00 e 16h00, na Praça Tomás Ribeiro, pelo Chef Luís Alves, do Restaurante Casa do Médico de Sines, Chef Sílvio, do Restaurante O Galo, e Mary Cake.

A Banda Filarmónica de Sines atua pelas ruas do centro histórico no dia 6 de dezembro, ao passo que, no dia 7 de dezembro, a animação fica a cargo da Escola de Música Tradicional de Odemira. Os momentos têm início pelas 17h00.

O desporto marca também presença no Natal no Largo, com aulas abertas de Step (6 de dezembro) e Sh Bam (7 de dezembro), pelas 10h30, no Largo Poeta Bocage, conduzidas pelo ginásio Kalorias Club.

Referência ainda à presença do Presépio Vivo nos dois dias, com recriação do presépio por crianças do ATL “A Gaivota”, nos períodos 10h30 – 12h00 e 15h30 – 17h00, na rua Francisco Luís Lopes.

A iniciativa Natal no Largo enquadra-se no projeto de feiras temáticas organizadas pela Câmara Municipal de Sines com o objetivo de valorizar o centro histórico da cidade como zona comercial de excelência, atraindo um público familiar e recuperando a tradição dos mercados urbanos a céu aberto.

O Natal no Largo é uma organização da Câmara Municipal de Sines, em parceria com a Junta de Freguesia de Sines, Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, Associação dos Serviços Sociais, Culturais e Desportivos dos Trabalhadores das Autarquias de Sines, Escola das Artes do Alentejo Litoral e Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense.

A iniciativa conta com os apoios de TD Hotels – Hotel Sinerama, Hotel Veleiro, Continente, Lidl Litoral Supermercados, Teatro do Mar, Ajagato – Associação Juvenil, Kalorias Club, Pluricoop – Cooperativa de Consumo, ATL – A Gaivota, Escola de Música Tradicional de Odemira e Rádio Sines.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhe esta notícia