A empreitada em curso de “Reabilitação da Estação Elevatória de Santa Marta de Corroios”, no Seixal, foi adjudicada em 2020 e representa um importante investimento no âmbito das intervenções para a reabilitação de equipamentos e de infraestruturas de saneamento na região, tendo em vista a resiliência e a eficiência dos seus processos.

A intervenção que decorre na instalação de águas residuais de Santa Marta de Corroios visa melhorar e otimizar o funcionamento do seu sistema e encontra-se numa fase muito avançada. No decorrer da mesma foi necessário alterar o circuito normal de elevação do efluente com auxílio a um sistema de bombagem robusto. Para a sua execução, com o menor impacto possível a nível ambiental, foi implementado um sistema de bombagem alternativo para evitar a interrupção do seu serviço e garantir a continuidade do tratamento do efluente, salvaguardando situações indesejadas de descarga na linha de água.

A empreitada da Estação Elevatória de Santa Marta de Corroios tem por objetivo a sua reabilitação profunda em termos dos equipamentos, instalações elétricas e dos seus elementos de construção civil, representando um investimento global de 489.855,03 euros, com prazo de execução de 240 dias. Esta infraestrutura pertence ao Subsistema de saneamento da Quinta da Bomba, no concelho do Seixal, entrou em funcionamento em 2001 e foi integrada na SIMARSUL em 2004, servindo atualmente uma população estimada de 11 414 habitantes equivalentes, para um caudal médio de 2 061 m³/dia.

O plano de investimentos em curso para reabilitação de equipamentos e de infraestruturas de saneamento da SIMARSUL permitirá melhorar o desempenho e a sustentabilidade das instalações reforçando o compromisso da melhoria contínua da qualidade do serviço essencial de saneamento prestado na região.

Até 2026, a SIMARSUL irá investir no seu Sistema Multimunicipal cerca de 32,4 milhões de euros em empreitadas no âmbito do plano de investimentos em curso para o primeiro e segundo quinquénio 2017-2026. Mais informação sobre empreitadas e investimentos em curso: aqui