Como sabemos, a luz solar é essencial à vida, são inúmeros os benefícios para a saúde. Estimula o sistema imunitário, bem como a produção de algumas vitaminas, tornando o nosso sistema de defesa mais eficaz, mantem a saúde dos ossos, ajuda a regular o humor e o sono, enfim, a luz solar é uma energia vital.

No entanto, é imperativo tomar precauções quando nos expomos ao sol. Na Natureza o sol e o fogo são yang, a terra e a água são yin. O yang e o yin criam o todo e cado um não existe sem o outro. Para que tudo funcione, estas forças devem manter-se dinâmicas e em equilíbrio.

No entanto, não podemos ignorar os desequilíbrios que a ação humana provocou nesta relação com o sol. Os agentes poluentes criaram um desequilíbrio entre a radiação solar e a barreira protetora do planeta. Logo estamos mais expostos aos efeitos nocivos desta radiação e não é raro ouvir expressões como “o sol está mais forte” ou “tenho alergia ao sol” ou apanhei um escaldão debaixo do chapéu”. São manifestações deste desequilíbrio, pois não é suposto o sol fazer-nos mal.

De fato, temos que adotar medidas de proteção, evitar as horas de maior risco (entre as 11h e as 16h), utilizar protetor solar adequado e ingerir líquidos. Para além dos protetores solares que temos à nossa disposição no mercado, também dispomos de outros, não tão conhecidos mas igualmente benéficos. Diversos estudos[i] , realizados entre 2003 e 2010, demonstram que o chá verde (Camellia sinensis), de entre as suas propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, hipoglicemiantes, antitumorais, entre outras, pode ter um efeito protetor contra alguns tipos de radiação, diminuindo o fotoenvelhecimento e o risco de desenvolver cancro da pele. Ingerido ou aplicado topicamente depois de arrefecido, tem um efeito fotoprotetor. Segundo os mesmos estudos, o chá verde, bem como outros antioxidantes como o Aloé Vera, demonstraram ter propriedades curativas e ação eficaz na regeneração celular após a exposição solar.

Não há desculpa para correr riscos. Prevenir é a melhor estratégia. Há que tomar partido desta energia com tantos poderes curativos porque de facto, o Sol faz bem!

 

Ana Sequeira

[i] Senger AEV, Schwanke CHB, Gottlied MGV – Chá verde (Camellia sinensis) e as suas propriedades funcionais nas doenças crónicas não transmissíveis

 

Partilhe esta notícia