Posição de Mário Durval, candidato à Presidência da Câmara do Barreiro

TERMINAL DE CONTENTORES NO BARREIRO – ASSIM NÃO!

Os terríveis acontecimentos de Pedrógão Grande coincidiram com o dia em que deveria ser enviada para a Comunicação Social a minha posição sobre o local onde, segundo parece, se pretenderá construir o Terminal de Contentores. Perante a gravidade do ocorrido, para além de expressar a máxima solidariedade com as pessoas e famílias afetadas pelo sinistro e de expressar as mais sentidas condolências a quantos foram atingidos por mortes de familiares e amigos, decidi suspender a divulgação deste comunicado, sendo, aliás, a mesma fortalecida pela decisão do Bloco, a nível nacional, de interromper as ações políticas agendadas.

Terminado o período de Luto Nacional, impõem-se-me a necessidade de sobre o meu posicionamento de princípio, dar conhecimento público. O que passo a fazer.

Os barreirenses estão indignados e revoltados e com razão!

As imagens que aparecem projetadas no Estudo de Impacte Ambiental sobre o Terminal de Contentores do Barreiro, agora tornado público, apontam para a extensão da infraestrutura do TCB em frente à Avenida da Praia até ao fim do Parque Infantil junto ao “Moinho do Jim”, tapando grotescamente as vistas sobre o rio e Lisboa apanharam de surpresa todos os barreirenses.

Na prática, esta expansão, contraria o projeto inicial que limitava essa infraestrutura até ao Clube de Vela e salvaguardava as vistas da marginal sobre o rio e Lisboa, preservando uma zona de lazer com um potencial invejável, património de todos os barreirenses e que não pode ser destruído.

A Assembleia Municipal do Barreiro aprovou por unanimidade a implantação do Terminal de Contentores como fator positivo de desenvolvimento económico para o concelho…, mas o desenvolvimento económico não pode ser feito a qualquer custo, diminuindo drasticamente a qualidade de vida dos barreirenses, comprometendo o seu futuro e destruindo o seu património cultural, ambiental e paisagístico.

Por tudo isto, apelo a todos os barreirenses que nos mobilizemos para combater contra a implementação destas alterações ao que foi inicialmente divulgado, que classifico de criminosas…

Por último, e após contacto com os deputados municipais do Bloco de Esquerda, informo que serão tomadas todas as diligencias necessárias, para a realização com caráter de urgência de uma Assembleia Municipal Extraordinária, para que possamos todos discutir abertamente e sem subtilezas esta grave situação.

Não à construção de um Terminal de Contentores que destrua o património cultural, ambiental e paisagístico dos barreirenses!

Mário Durval