O MSC CRISTIANA foi o primeiro navio a escalar o Terminal de Contentores de Sines, a 31 de Maio de 2004.

No passado sábado, 31 de Maio, comemorou-se o décimo aniversário da primeira escala do Terminal de Contentores de Sines. Há 10 anos, o MSC CRISTIANA foi o primeiro navio a escalar o Terminal XXI, tendo movimentado cerca de 200 contentores. Com um comprimento fora-a-fora de 184m e um calado da ordem dos 10m, o MSC CRISTIANA tinha capacidade para 1.095TEU, bem longe da capacidade do MSC KATIE, navio em operação durante a cerimónia, com capacidade quase 12 vezes superior ao primeiro (12.400TEU), um comprimento fora-a-fora de 366m e um calado de cerca de16m.

A cerimónia contou com a presença do Ministro da Economia, António Pires de Lima, acompanhado pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro. Por parte da PSA esteve presente o responsável da PSA Europa, David Yang, Carlos Vasconcelos representou a MSC, principal armador do terminal, cujo sucesso muito se deve à forte aposta que fez em Sines desde o início. João Franco, Presidente do Conselho de Administração APS e o Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, estiveram também entre os diversos ilustres que participaram na cerimónia.

Na sua intervenção, o Ministro da Economia enalteceu o sucesso de Sines e, mostrando-se confiante em relação à evolução deste terminal, cuja expansão figura entre os 59 projetos de investimento prioritários do PETI, afirmou que o Governo está convicto de que será possível chegar a um entendimento com a PSA, de  forma a viabilizar o investimento a que a concessionária do terminal se propõe, após a conclusão da presente fase de expansão, que prevê alargar a frente de cais até aos 1.350m, e uma capacidade de movimentação de cerca de 2.7MTEU.

Neste momento decorre a segunda fase de expansão que, até ao final do ano dotará o Terminal XXI de 940m de cais e 36ha de área de parqueamento, com a operação de 9 gruas super post-panamax e uma capacidade de 1.7MTEU. De lembrar que em 2013 o Terminal de Contentores de Sines movimentou 931.000TEU e obteve uma taxa de crescimento de 68%, em relação ao ano transato. As expectativas de movimentação para 2014 cifram-se nos 12MTEU.

 

 

Fonte: Porto de Sines

Partilhe esta notícia