Está à porta a 28.ª edição da SANTIAGRO, a Feira Agropecuária e do Cavalo, que vai decorrer entre os dias 29 e 31 de maio, no Parque de Feiras e Exposições em Santiago do Cacém.

O certame – que foi apresentado em conferência de imprensa no dia 12 de maio, no novo restaurante “Mercado à Mesa”, em Santiago do Cacém – é organizado pela Câmara Municipal, que aposta este ano em várias novidades para seduzir os visitantes.

Com um orçamento que ronda os 165 mil euros, a Feira conta com um total de 136 expositores, que vão encontrar um recinto que tem vindo a ser modernizado ano após ano. Na ótica de Álvaro Beijinha, Presidente da CMSC, a verba em causa “não representa um custo, mas sim um investimento, porque estes eventos, para além da projeção que dão a Santiago do Cacém, são certamente uma alavanca do ponto de vista do desenvolvimento económico, não só para os expositores, como também – e ainda mais importante – para a restauração e para a hotelaria, pois esta Feira traz milhares de visitantes ao Município”.

O edil referiu ainda o facto de a SANTIAGRO estar “a crescer nos últimos anos” e de estar “absolutamente consolidada”. “Continuamos a apostar nela e vamos certamente ter uma grande edição de 2015”, frisou.

“A nossa aposta é manter aquilo que tem funcionado bem, ou seja, que as pessoas admiram e dão força para continuar. Por outro lado, vamos retirando tudo aquilo que tem funcionado menos bem e procuramos introduzir novas dinâmicas nesses espaços”. A afirmação é de Albano Pereira, Vereador com o pelouro das Feiras Mercados na CMSC, que destaca a tentativa de “introduzir sempre algo de novo e a aposta na modernização do recinto”.

Este ano, a SANTIAGRO traz muitas novidades para os seus visitantes, quer na oferta de atividades, quer no conforto e condições para o público. Destaques maiores para os passeios de charrete entre a Feira e a Praça do Município, para as degustações da arte da cocaria, para o regresso muito saudado da gala equestre, e ainda para a ordenha de vacas e para a presença de exemplares de porco preto alentejano. Salta também à vista a relocalização das barraquinhas de “comes e bebes”, que passam para o terrado superior, garantindo assim o seu funcionamento durante o horário total da feira.

A música volta a ter um papel de destaque na Feira, com três grandes nomes lusófonos a garantirem os pontos altos das noites na SANTIAGRO. Tiago Bettencourt é o cabeça de cartaz na sexta-feira, dia 29 de maio, Cuca Roseta sobe ao palco no dia 30 e Nelson Freitas atuará no último dia da feira (31 de maio). A animação não se esgota nestes três concertos e também os artistas locais terão um papel importante ao longo dos três dias, sem esquecer os DJs que prometem agitar o público nas noites longas da SANTIAGRO.

As entradas para a SANTIAGRO 2015 têm o custo diário de 2 € e o bilhete geral (3 dias) terá o custo de 4 €. A inauguração oficial da Feira está marcada para as 15h00 dia 29 de maio, na tenda multiusos (zona do terrado).

Partilhe esta notícia