Semana da Mobilidade: Dia Europeu Sem Carros – De bicicleta para o trabalho

 

Trabalhadores de vários setores da Câmara Municipal de Setúbal deslocaram-se esta manhã de bicicleta para o trabalho em resposta a um desafio lançado no âmbito do programa das comemorações locais da Semana Europeia da Mobilidade.

 

Na terceira edição da iniciativa “Bike to Work – Somos CMS”, a autarquia voltou a apelar aos funcionários para utilizarem a bicicleta no trajeto entre a casa e o local de trabalho, apostando, assim, num modo de transporte suave e sustentável.

 

“Não podemos pensar só no carro. Tem de haver uma mudança de mentalidades e uma aposta na mobilidade suave”, sublinha o chefe da Divisão de Planeamento Urbanístico da Câmara Municipal de Setúbal.

 

O responsável vinca que o município tem realizado um conjunto de investimentos para construir um concelho mais amigo do ambiente, com medidas como a implementação, este ano, do programa Arrábida Sem Carros que pesou na decisão da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta de atribuir à autarquia o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”.

 

Outra ação consiste na criação de uma rede de ciclovias de ligação dos principais parques e equipamentos da cidade à frente ribeirinha, com o Parque da Várzea, atualmente em construção, a constituir “um ponto importante que vai contribuir para fomentar a utilização da bicicleta em modo de desporto, mas também vai integrar percurso trabalho-casa”.

 

A aposta na intermodalidade, com a criação de um interface de transportes na Praça do Brasil para ligar o transporte ferroviário ao rodoviário, num projeto que também inclui um sistema de bicicletas partilhadas, é outra medida projetada pela autarquia.

 

Ainda no que diz respeito à promoção do uso da bicicleta, a Câmara Municipal de Setúbal está a instalar, durante o dia de hoje, mais de dez novos parqueamentos na Avenida Luísa Todi, Praça de Bocage e praias da Arrábida, para substituir as antigas espirais.

 

Alguns destes parqueamentos são inaugurados amanhã durante um passeio promovido em parceria com a Setúbal de Bicicleta/Mubi e a ENA – Agência de Energia da Arrábida, no âmbito das comemorações locais da Semana Europeia da Mobilidade e do Dia Europeu Sem Carros.

 

O passeio de bicicleta, aberto à participação de todos, tem início às 09h00, na estação ferroviária de Palmela, e inclui a passagem por várias ruas do concelho de Setúbal, com final no Parque Urbano de Albarquel, onde se realiza um piquenique-convívio.

 

A vereadora do Ambiente da autarquia, Carla Guerreiro, salienta que iniciativas como estas representam “pequenos passos simbólicos”, mas que podem dar frutos e traduzir-se “num início de mudança dos comportamentos das pessoas, especialmente tendo em conta a necessidade de mitigar as consequências das alterações climáticas”.

 

A iniciativa “Bike to Work – Somos CMS”, um desses “pequenos passos”, contou com a adesão de trabalhadores municipais que, nalguns casos, já utilizam a bicicleta no percurso casa-trabalho, como sucede com José Almeida, 56 anos, vigilante dos viveiros municipais, nas Amoreiras.

 

“Moro na Bela Vista e todos os dias, desde há seis anos, vou de bicicleta para o trabalho. Quando comecei, era difícil, até porque tinha um pouco mais de peso, mas agora não me vejo a utilizar outro transporte.”

 

Os trabalhadores que aderiram a esta iniciativa receberam um diploma de participação.

 

O Dia Europeu Sem Carros, que se assinala amanhã, é o ponto alto das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, este ano com o tema “Multimodalidade”, sob o slogan “Combina e Move-te”, para promover a utilização de diferentes modos ou meios de transporte na mesma viagem.

 

Além do passeio de bicicleta entre Palmela e Setúbal, o troço poente da Avenida José Mourinho vai estar encerrado ao trânsito automóvel, entre as 08h30 e as 17h00, e o Parque Urbano de Albarquel acolhe, durante todo o dia, uma exposição de veículos amigos do ambiente.

A iniciativa conta com o apoio da ENA e de empresas ligadas à comercialização de veículos elétricos e de venda de bicicletas.

 

Partilhe esta notícia