António Almeida e Inês João conquistaram, este sábado, o título de campeões nacionais de trail running ao vencerem o VII Duratrail By Compressport, prova de atletismo por trilhos do Parque Natural da Arrábida, em Setúbal.

Na competição de 32 quilómetros, integrada no Circuito Nacional de Trail (Série 150) da ATRP – Associação de Trail Running Portugal, o atleta do Vitória FC Trail Running foi o mais forte depois de se impor, na reta final, a Paulo Morais, do Arrábida Trail Team, que ficou em segundo.

Por trilhos acidentados, com subidas e descidas inclinadas que exigiram experiência e preparação física adequada para gerir o esforço e realizar a prova em segurança, António Almeida sagrou-se campeão ao terminar a competição em 03h06m19s.

Pedro Ribeiro, igualmente do Vitória FC Trail Running, alcançou a terceira posição da classificação geral com o tempo 03h07m08s.

A prova setubalense, organizada pelo Outdoor Clube de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, consagrou ainda Inês João, do Saca Trilhos Anadia, como campeã nacional de trail running, ao terminar a prova com 03h40m50s.

Logo a seguir, em segundo, ficou Andreia Correia, da AC Training, com o tempo de 04h06m10s e, em terceiro, Gisela Pinhal, do OCR Portugal Lab, com 05h00m04s.

Além dos prémios conquistados a nível individual na prova principal do VII Duratrail By Compressport, o Vitória FC Trail Running venceu na categoria das equipas masculinas. Já a Associação Recreativa de São Miguel sagrou-se campeã em femininos.

A sétima edição do evento desportivo de trail running, que se realizou num percurso circular com início e fim no Parque Urbano de Albarquel, incluiu também duas competições de menor dificuldade, com 18 e 12 quilómetros.

Na prova de 18 quilómetros a vitória sorriu a Rufino Paiva, do Outdoor Clube de Setúbal – Strendure Running Team, que acabou em 01h43m18s. Pedro Amaro, do Clube EDP Lisboa, ficou em segundo, com 01h47m30s, enquanto Filipe Silva Rocha, a título individual, alcançou o terceiro lugar em 01h47m52s.

Ricardo Parada, da FitRunners, venceu a competição de 12 quilómetros, ao terminar com 01h07m26s.

Destaca-se ainda a participação de uma equipa constituída por dez militares do Exército português na prova de corrida de 18 quilómetros, ​no âmbito das comemorações do Dia do Exército, que decorreram em Setúbal entre os dias 19 e 27.

O VII Duratrail By Compressport, integrado no circuito nacional de Trail ATRP, com a participação de cerca de três centenas de atletas, incluiu ainda uma caminhada de cariz não competitivo, destinada a promover a modalidade de trail e a promover as belezas do Parque Natural da Arrábida.

Todos os resultados podem ser consultados na página oficial do evento desportivo, disponível em www.duratrail.pt.

Partilhe esta notícia