Os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) lançaram o seu Livro comemorativo do 60º Aniversários e novas fardas dos trabalhadores dos TCB na tarde de ontem, quinta-feira, 21 de junho. Tratou-se de um dia simbólico, conforme referiram o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (TCB), Frederico Rosa, e o Vice-Presidente, João Pintassilgo – ambos responsáveis do Conselho de Administração (CA) dos Serviços Municipalizados de TCB (SMTCB) -, já que os TCB viram aprovada, na véspera, em sessão de Câmara, a adjudicação da aquisição de 60 autocarros que vão renovar a frota do operador. A sessão contou com a presença dos vereadores Sara Ferreira e Paulo André Fernandes, assim como de anteriores presidentes do CA dos SMTCB.

 

“Uma Viagem Pelo Barreiro” é o título da obra agora lançada, da autoria de Bruno Vieira Amaral, uma edição com capa dura e cerca de três centenas de páginas. Trata-se de uma publicação, conforme frisou o Presidente da CMB, que, mais do que a história dos TCB, descreve a História do Concelho, sublinhando que ambas se cruzam: “É a é a história do Barreiro que estamos a ler”.

 

A sessão contou, ainda, com uma passagem dos vários modelos de fardamentos desenhados pelo estilista Luís Carvalho, com a preciosa colaboração dos próprios profissionais dos TCB.

Renovação da frota e alargamento da atividade

 

“Começa-se a vislumbrar” “o início de um novo paradigma dos TCB”, referiu o Vice-Presidente da CMB. “Todos sabemos das dificuldades que os TCB foram atravessando ao longo dos seus 61 anos”, recordou, lembrando a dificuldade de entendimento da Administração Central ao nível das “comparticipações justas para os transportes públicos que, efetivamente, têm feito ao longo dos anos”.

Ainda assim, com a aquisição dos novos autocarros, disse, estão-se a reunir as condições para “subir o nível de qualidade do serviço prestado”, acrescentado: “Podemos alargar a nossa área de atividade” de modo a poder contribuir para uma “maior vivência urbana”, quer no Barreiro quer nos concelhos limítrofes.

Recorde-se que o operador municipal já alargou o seu serviço à população do Concelho vizinho da Moita.

 

João Pintassilgo reconheceu a rivalidade com o transporte individual, considerando que só se poderá com ele competir “se o transporte público for competente”.

 

A Publicação “Uma viagem pelo Barreiro” da autoria de Bruno Vieira do Amaral, tem como tema central os Transportes Colectivos do Barreiro, que operam no Concelho desde 1957, com 61 anos de existência.

Este livro TCB 60 anos pretende ser, mais que um livro de indicadores e de elencar de números e factos históricos que marcaram os TCB. Trata-se de um projeto que pretende mostrar o papel dos TCB na sociedade Barreirense através de pequenas histórias narradas na primeira pessoa pelas pessoas que administraram, utilizaram e trabalharam e trabalham nos TCB.

Pretende ser um livro de emoções, descrever estes 60 anos com o coração e transmitir histórias na primeira pessoa, que contribuem para o enriquecer e valorização dos serviços prestados pelos TCB.

Este livro vem trazer a perspetiva de uma motorista recente nos TCB, um trabalhador com 35 anos ao serviço da manutenção, um motorista filho de outro motorista com histórias de duas gerações ao serviço dos TCB, um encarregado de movimento que geria a circulação de autocarros, um chefe de Divisão de Exploração aposentado, que implementou a modernização do serviço público de transporte do Barreiro, um chefe de Divisão de manutenção aposentado que implementou a modernização da Oficina dos TCB e dois ex-presidentes do Conselho de Administração. São pequenos pedaços de memórias que de uma forma emotiva descrevem entusiasticamente a evolução de 1957 a 2018, com a visão dos mais antigos até á motorista mais recente á data de edição.

Este livro percorre a génese dos TCB, desde 1957, passando pela revolução de Abril, a criação dos Serviços Municipalizados de Transportes Colectivos do Barreiro e o futuro dos TCB, intercalado com quatro pequenas crónicas de Bruno Amaral Vieira baseadas na sua vivência e no seu passado Barreirense, enquanto utilizador dos TCB. Todo o design da edição foi idealizado por José Mendes, também ele Barreirense e utilizador dos TCB.

 

Entrevistados que colaboraram nesta edição: Edmundo Martins; Carlos Humberto de Carvalho; Vitorino Carrilho; António Regalo; Luís Santos; Alfredo Matos; Vítor Bento e Susana Camarinhas.

 

TCB regressam às praia e piscinas da Região

 

Os TCB vão retomar os seus tradicionais serviços de transporte a várias praias/piscinas da Região, no próximo dia 30 de junho.

Sesimbra, Figueirinha, Comporta e Montemor-O-Novo são os destinos propostos.

Os bilhetes estão disponíveis no Espaço TCB e na rede de agentes dos TCB, até às 13h00 do dia útil anterior.

 

+ INFO: www.tcbarreiro.pt, Facebook e serviço de apoio ao passageiro, através do endereço eletrónico sugestoes.tcb@cm-barreiro.pt.

Partilhe esta notícia