O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, vai exibir, entre janeiro e fevereiro, os três volumes do filme “As Mil e Uma Noites”, de Miguel Gomes.

O livro de contos “As Mil e Uma Noites” é relativamente conhecido e faz parte do imaginário popular coletivo, mas o filme conta histórias diferentes. No filme, as histórias que Xerazade conta passar-se-ão em Portugal. Não num Portugal contemporâneo aos contos do livro, mas no Portugal de hoje, em crise económica e ebulição social. O Portugal de 2013 e 2014, habitado por ricos e pobres, poderosos e insignificantes, trabalhadores e desempregados, ladrões e homens honestos. Marcado pelas consequências da crise, também um Portugal delirante e de excessos.

No dia 8 de janeiro, pelas 21:30h, o auditório vai exibir o volume I – “O Inquieto”. O Volume II – “O Desolado” vai passar na tela do Fórum Cultural, no dia 15 de janeiro, às 21:30h. O terceiro e último volume – “O Encantado” – está agendado para o dia 12 de fevereiro, também às 21:30h.

O preço dos bilhetes para cada uma das sessões é de 3,05 euros.