Mais de 500 profissionais da indústria de jogos, animação, 3D e Cinema vão transformar Tróia num estúdio de efeitos visuais e artes criativas. Portugal pode começar a dar passos importantes numa nova indústria de biliões de dólares.

Andrew Jones, vencedor do Óscar para Efeitos Visuais com o filme Avatar e responsável pelos efeitos visuais de Titanic, Syd Mead, criador de todo o universo de ficção de Blade Runner e Sven Martin, responsável pelos efeitos visuais da galardoada série Game of Thrones, são alguns dos 500 participantes internacionais do Trojan Horse was a Unicorn 2014, que se realiza em Tróia entre os dias 17 e 20 de setembro.

O evento conta ainda com Scott Ross como embaixador, o executivo que trabalhou com George Lucas e fundou com James Cameron a Digital Domain – vencedora de 2 óscares e mais 3 nomeações.

O Trojan Horse was a Unicorn (THU) traz a Portugal, pela segunda vez, estes e outros dos maiores talentos internacionais de grandes produtoras do mundo da animação, jogos e cinema, num total de cerca de 500 participantes de mais de 40 países.

Destacado já pela imprensa internacional e considerado como um dos três mais importantes eventos mundiais na área das artes criativas digitais*, de onde se destacam a Animação, 3D, Jogos, Cinema, Artes Visuais, o THU 2014 pretende mostrar as potencialidades de Portugal aos protagonistas mais importantes desta indústria, abrindo uma janela de oportunidades para o desenvolvimento da mesma em Portugal.

 

De acordo com André Luís, co-responsável do evento, a par de Inês Silva, fundadora do Startup Pirates, Portugal tem as bases necessárias para começar a dar passos importantes nesta indústria. “Não há nenhum participante que fique indiferente ao talento dos jovens portugueses com formação de base tecnológica e criativa, para não falar do país em si e das suas condições geográficas e climatéricas. Tem neve, mar, paisagens montanhosas, cidades modernas ou aldeias medievais”, explica André Luís.

“Queremos mostrar as potencialidades de Portugal, para captar investimentos desta indústria de biliões, e agarrar a oportunidade na criação de “hubs”  de tecnologias criativas. No ano passado já conseguimos dar um passo importante, e este ano superou todas as nossas expectativas”, reforça Inês Silva.

O evento contará com palestras, aulas, workshops,  Art Battles, Live Drawing, entre outras sessões, numa autêntica “orgia criativa, de gente talentosa que irá transformar Tróia num verdadeiro estúdio de produção”.

 

“Trojan Horse Was a Unicorn” teaser from Techno Image on Vimeo.

 

Mais informação e materiais:

 

Website 2014: https://trojan-unicorn.com/

Facebook Page: https://www.facebook.com/TrojanUnicorn

Twitter Profile: https://twitter.com/Trojan_Unicorn

Vimeo: http://vimeo.com/trojanunicorn

Documento de Apresentação: http://bit.ly/QQCepb

Poster THU2014: http://bit.ly/QQCqop

Teaser THU 2014: https://vimeo.com/102364096

 

*Lista de melhores eventos do mundo: http://www.creativebloq.com/audiovisual/top-10-events-animators-3d-51411562