Hoje quinta-feira e amanhã sexta-feira são os últimos dois dias em que será possível ver a exposição “Susana Tereso – Entre Fotografia / Desenho / Pintura 2005-2015” que relaciona fotografia, desenho, pintura, gravura e tecnologias de ciência como a microscopia usando materiais locais como as rochas e as plantas. Estas últimas experiências têm sido realizadas no Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora sob orientação do artista e Professor Doutor Filipe Rocha da Silva. As obras em exposição serão doadas pela autora à Câmara Municipal de Setúbal. A exposição decorre entre as 11h00 – 13h00 e 14h00 – 18h00, na Galeria Municipal do Onze (antigo Quartel do 11) localizada na Av. Luísa Todi em Setúbal junto aos ferries para Tróia.

 

NOTAS BIOGRÁFICAS

Susana Tereso nasceu em Lisboa em 1972 e vive em Sesimbra. Realizou licenciatura em Biologia, mestrado em Biologia – Melhoramento de Plantas, doutoramento em Biologia – Biotecnologia, pós-doutoramento em Educação Ambiental pela Arte, mestrado em Ensino de Artes Visuais, 1º e 2º anos do doutoramento em Belas Artes – Pintura da FBAUL, e 1º ano do doutoramento em Artes Visuais da Universidade de Évora, e tem formação em Fotografia, Desenho, Pintura e Gravura. No âmbito da educação ambiental pela arte publicou o artigo “Environmental Education though Art no Journal of Education Through Art” em 2012, e realizou a apresentação oral “Art and Nature as Model of Well Being: From Protected Area to City” na Spaces and Flows: an International Conference on Urban and Extraurban Studies em Los Angeles em 2010.

Criou e coordenou o Programa de Educação Ambiental pela Arte da Reserva Natural do Estuário do Sado 2008-2010, em 2009-2010 designado por “Paraíso” em parceria com o artista plástico local Luís Valente. Em 2011, em parceria com Luís Valente, criou a pós-graduação “Práticas da Arte Contemporânea” da Escola Superior de Belas-Artes da Universidade Lusófona, e entre 2010-2013 exerceu o cargo de Professora Auxiliar de “Desenho e Comunicação Visual”, “História e Práticas do Desenho”, e “Workshop de Artes Visuais” no Instituto de Arte, Design e Empresa (IADE).

Desde 2005 tem desenvolvido o seu projecto artístico pessoal, tendo realizado diversas exposições individuais e colectivas, incluindo “Um dia no Sado!” e “Sentir a Serra!” (fotografia, 2005-2006); “To Feel the Mountain!” (entre fotografia/instalação/happening/performance, 2007) na Conferência Internacional “Art Therapy” em Lodz na Polónia; “Colecção Sado!” (entre fotografia/instalação, 2009); “Cuidar do Sado” e “Vamos Cuidar do Sado!” (fotografia, desenho e pintura, 2009), “Arte no Sado!” (fotografia/instalação, desenho e pintura, 2010), “Lisboa Nua” e “Parques Urbanos!” (fotografia, desenho, pintura, azulejo, gravura e instalação, 2011).

E mais recentemente “Pintura sustentável – da pintura sumi-e à pintura ocidental” (pintura, 2012), “Árvores Espontâneas” (pintura, 2012) no “LandArt Cascais 2012” do Centro Cultural de Cascais, “Da materialidade à natureza humana – Pintura Orgânica” (pintura, 2013), e “Pintura e Sustentabilidade – Fotografia-Pintura” (entre fotografia/pintura, 2014).

 

 

Fotografia da autora

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhe esta notícia