Um dos maiores expoentes do mundo da guitarra contemporânea vai estar em Alcácer do Sal na próxima sexta-feira, dia 29 de maio, a convite da Câmara Municipal. O conceituado guitarrista croata Dejan Ivanovich atua na Igreja da Pousada D. Afonso II, às 21h30, num espetáculo com entrada livre.

Dejan Ivanovich já atuou em alguns dos mais prestigiosos Festivais de Música, como Festival de Spoleto, Festival de Verão de Edimburgo, Festival de Costa de Estoril, Festival de Guitarra de Gevelsberg, Porto — Cidade Europeia da Cultura e Guitarra Viva (Croácia), entre outros.

Atua também integrado em vários conjuntos de música de câmara. É o vencedor do 1.º Prémio e Prémio especial para Melhor Interpretação da Música Espanhola no 13.º Concurso Internacional de Guitarra Doña Infanta Cristina (Madrid, 1998); 1º Prémio do 3º Concurso Internacional da cidade de Sinaia (Roménia, 1998); 1.º Prémio do 17.º Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia (Herradura, 2001); 1.º Prémio e Prémio do Público no 35.º Certamen Internacional  de Guitarra Francisco Tarrega (Benicássim, 2001); 1º Prémio do 4º Concurso Internacional de Creta (Arhanes, 2005). Colabora regularmente com várias orquestras como a Orquestra Real de Câmara de Wallonie (Bélgica), Orquestra de Benicássim (Espanha),Orquestra de Câmara da Eslováquia, Orquestra Sinfónica de Vojvodina (Sérvia), Orquestra Sinfónica das Beiras, Orquestra Clássica do Centro e Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Os seus recitais na Europa, África, América do Norte, América do Sul e Ásia receberam uma forte aceitação por parte do público e da crítica. Em 2005 criou o Festival Internacional Guitarmania, em Lisboa, do qual foi diretor artístico até 2010. É, desde 2007, professor de guitarra no Departamento de Música da Universidade de Évora. É doutorado em Música/ Musicologia desde março de 2015.

O recital de Dejan Ivanovic faz parte de um conjunto de espetáculos musicais que a Câmara Municipal de Alcácer do Sal está a promover durante este ano.