É já esta quinta-feira, a ação de educação patrimonial:

‘UM NOVO OLHAR SOBRE O BARREIRO’
(Tema: a Indústria no Barreiro)

Esta formação visa contribuir para a integração social dos habitantes do Barreiro, através do conhecimento da História e do Património locais, reforçando o sentimento de pertença e a identidade cultural de cada participante e do grupo na cidade onde vive.

Através do conhecimento da evolução histórica do Barreiro e da visita aos locais que reflectem essa memória, pretende-se estimular também a sua valorização, no sentido de responsabilizar estes cidadãos pela salvaguarda do património coletivo.

Será feita uma introdução teórica para contextualizar os participantes no território, na sua História e nos pontos de visita e estimular o sentido crítico do grupo de adultos sobre a cidadania ativa. E no final da ação, cada participante irá redigir um texto acerca dos pontos de visita, de forma a consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do dia.

A designação deste curso é inspirada na publicação de Augusto Valegas intitulada Um Olhar sobre o Barreiro, onde foram compilados artigos sobre a História local.

Dinamização: Outra História – Turismo e Património e CLDS 3G Barreiro.

Partilhe esta notícia