UNISETI COMEMORA os 40 Anos do 25 de Abril

A Universidade Sénior de Setúbal vai promover um variado leque de actividades integradas no seu programa evocativo dos 40 anos do 25 de Abril, associando-se de modo activo às comemorações que celebram, entre angústias e contradições, o dia da restauração da democracia em Portugal.

Entre as iniciativas programadas destacamos:

Dia 23 de Abril, quarta-feira, 15 Horas – Ruben Tristão de Carvalho, jornalista, conhecido homem da cultura e da política, vem à UNISETI falar-nos sobre as canções, os  autores e a sua importância na luta pela liberdade e a consolidação da democracia.

Dia 24 de Abril, quinta-feira, 16 Horas – Alunos e professores da UNISETI vão celebrar a liberdade com um espectáculo, seguido de convívio, no já denominado “Jardim da Uniseti”, o espaço que circunda as instalações da Universidade. O programa detalhado será divulgado à parte, mas integrará poesia e música, e contará com a presença de convidados como o cantor e autor João da Ilha, o maestro Carlos Pinto, o guitarrista Albano de Almeida, para além dos anfitriões professor Américo Pereira (coordenador do evento), a actriz e professora Maria Clementina e vários poetas e declamadores da UNISETI.

Dia 28 de Abril, segunda-feira, 14 HorasTu, cá, Tu lá com Américo Leal, 92 anos de vida, cerca de metade vivida em Liberdade, e mais de três dezenas de anos vivendo na clandestinidade, lutando pela democracia.

30 de Abril, quarta-feira

Manhã, 10 Horas: A Doutora Maria Lin Moniz, professora da Uniseti e investigadora universitária, profere, pela primeira vez em Setúbal, uma palestra sobre “O Estado Novo e a Censura ao Livro”, alicerçada na investigação que tem desenvolvido sobre Tradução e Censura.

Tarde, 15, 30 Horas: Projecção do filme “A Balada da Praia dos Cães”, baseado no livro homónimo de José Cardoso Pires, que será precedido de debate sobre a obra cinematográfica e a história em que se baseia (destaque para o papel do cabo António Gil e sua relação com Setúbal).

 

Todo o programa decorre nas instalações da Universidade Sénior de Setúbal, no Parque do Bonfim.

 

 

Fonte : UNISETI

Partilhe esta notícia