O Porto de Setúbal voltou a receber o veleiro polaco POGORIA, um dos participantes da Tall Ships Races 2012, que incluiu o nosso país numa das etapas. A embarcação deu entrada no porto no dia 16 de junho e atracou no Cais 2, numa visita que durou até dia 18 de junho, tendo zarpado rumo ao porto espanhol de La Corunha.

O POGORIA é um veleiro de três mastros, com 498 toneladas, 48 metros de comprimento e equipado com 1.000m2 de velame. Construído, em 1980, nos famosos estaleiros de Gdansk, Polónia, foi o protótipo duma linha de navios tall ship do designer naval Zygmunt Chorén.

O veleiro nasceu no âmbito do projeto de educação marítima Iron Shackle Fraternity, fundado pelo Capitão Adam Jasser e apoiado pela Televisão Polaca. Atualmente, navega sob a alçada do governo da Polónia, operado pela STA – Sail Training Association Poland, que tem como objetivo a promoção e ensino da navegação à vela. Os membros da tripulação base, instrutores e marinheiros, são voluntários e pode receber até 40 alunos em formação.

 

 

Fonte: APSS

Partilhe esta notícia