Francisco Fráguas, do Clube de Vela do Barreiro, no setor masculino e Beatriz Gago, do Clube Naval de Portimão, no feminino, sagraram-se Campeões de Portugal de Juvenis, em prova que terminou este sábado na cidade da Horta, Açores.

A organização foi da Federação Portuguesa de Vela em conjunto com a Associação Regional de Vela dos Açores e o Clube Naval da Horta.

Terminou da melhor forma o EDP – X Campeonato de Portugal de Juvenis, com a frota de ouro a completar mais três regatas e a frota de prata a cumprir duas.

O nervosismo das grandes decisões era notório entre os jovens velejadores. Com vento fraco sobressaíram os atletas do Sport Algés e Dafundo Filipe Egipto, que venceu a primeira e Luís Pinheiro, que triunfou nas duas derradeiras o que lhe permitiu a subida até ao terceiro lugar do pódio.

Francisco Fráguas, do Clube de Vela do Barreiro, foi consistente na sua prestação e conquistou o título. Ao longo dos dias, o velejador barreirense esteve sempre na frente do campeonato e alcançou uma vitória merecida. O seu companheiro de equipa Manuel Ramos foi segundo classificado e Luís Pinheiro terminou terceiro.

Beatriz Gago, do Clube Naval de Portimão, desceu ao 12.º lugar da geral mas assegurou o ceptro feminino. Inês Mateus, do Clube de Vela do Barreiro, terminou 14.ª da geral e segunda entre as meninas, enquanto Daniela Miranda, da Associação Naval do Guadiana, alcançou o bronze tendo sido 19.ª da tabela.

A frota de Juvenis volta a competir na Prova Final de Seleção da Classe Optimist, agendada de 5 a 7 de Junho, em Leixões, com organização do Clube de Vela Atlântico. Nessa prova ficará decidido quem serão os velejadores que marcarão presença nos Campeonatos do Mundo, a realizar na Polónia, e da Europa, a disputar na Grã-Bretanha.