Com intuito de sensibilizar os munícipes para a separação selectiva do óleo alimentar usado (OAU), a Câmara Municipal do Barreiro, através do Vereador Bruno Vitorino, realizou conjuntamente com a S.energia a 16 de Maio, uma acção de divulgação do Projecto Recoil, no Mercado 1.º Maio no Barreiro na qual se procedeu à distribuição de 170 funis acompanhados de brochura informativa sobre as vantagens da valorização de OAU.

Os óleos alimentares usados são um resíduo com inúmeros problemas ambientais, apresentando um grau elevado de toxicidade para os cursos de água, rios, lagos e oceanos, prejudicando os seus ecossistemas. Constituem igualmente um problema económico, na medida em que o seu despejo directo nos esgotos, dificulta o tratamento das águas residuais aumentando os custos de manutenção dos sistemas de recolha dos esgotos municipais.

Estes materiais foram desenvolvidos no âmbito do projecto RecOil, iniciativa apoiada pela Comissão Europeia através do programa Intelligent Energy for Europe que visa o aumento da produção sustentável de biodiesel e a sua inclusão no mercado local, pelo incremento do processo de recolha e reconversão de óleos alimentares usados gerados a nível doméstico.

A disponibilização destes materiais junto do grande público, constitui assim um estímulo para a sua maior adesão ao sistema de recolha municipal de OAU.

Veja AQUI a localização dos Oleões

Mais informações em: http://www.cm-barreiro.pt

Partilhe esta notícia