Os vereadores eleitos pelo Partido Socialista da Câmara Municipal do Barreiro visitaram o Instituto de Emprego e Formação Profissional do Barreiro tendo em vista conhecer o trabalho desenvolvido por esta entidade e pelos seus técnicos no nosso concelho.

Tendo sido recentemente alvo de melhorias das suas condições físicas sendo considerado hoje um centro modelo no nosso país, os vereadores Frederico Rosa, Joana Branco e Rui Faria, assim como David Rodrigues enquanto representante da bancada do PS na Assembleia Municipal do Barreiro, sendo recebidos pela Dr. Elsa Lopes Mano, Subdelegada Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP e pela Drª Florbela Duarte, Diretora do Centro de Emprego do Sul Tejo da Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

No decurso da manhã de trabalho os vereadores socialistas conheceram melhor a realidade de quem está no terreno a procurar soluções de empregabilidade, ligando empresas, ofertas formativa e candidatos à procura de colocação no mercado de trabalho. Foi possível ainda conhecer com pormenor a tipologia de projetos de criação de autoemprego, assim como, a caracterização das cerca de 4500 pessoas inscritas no IEFP Barreiro. Estes dados são fundamentais para poder pensar numa resposta que crie sinergias locais tendo em vista o desenvolvimento de respostas estratégicas de empregabilidade na nossa cidade.

Frederico Rosa comprometeu-se com base na informação recolhida de desenvolver propostas que venham de encontro às necessidades sentidas por quem está no terreno e na criação de dinâmicas entre os diversos atores do ecossistema de empregabilidade. Este compromisso foi secundado por Rui Faria e Joana Branco que destacaram a importância de possuir dados concretos para se poder desenhar respostas concretas para todo o concelho.

David Rodrigues na qualidade de representante dos eleitos PS na Assembleia Municipal do Barreiro referiu a importância da informação recolhida e que permite uma reflexão aprofundada destas temáticas tão importantes na vida da cidade.

A Drª Elsa Lopes Mano deu-nos a conhecer as dinâmicas de âmbito regional, nacional e europeu de que presentemente o IEFP dispõe para responder as solicitações de que são alvo por parte de candidatos e entidades empregadoras. Esta realidade foi de resto reforçada pela Drª Florbela Duarte que destacou o papel junto das empresas que o IEFP tem desenvolvido e o rápido atendimento que os empresários encontram quando se dirigem ao IEFP Barreiro.

A Drª Elsa Lopes Mano destacou ainda as diversas medidas de emprego como porta de entrada no mercado de trabalho frisando ainda a existência de um gestor de emprego como elemento facilitador na busca ativa de emprego assim como a ampla oferta formativa existente a nível regional.

No que se refere às melhorias levadas a cabo no IEFP Barreiro, a Drª Florbela Duarte sublinhou a importância das mesmas por permitirem não só um aumento das condições de trabalho dos funcionários do serviço como também uma significativa mudança nas condições de atendimento dos diversos utentes que se dirigem ao IEFP.

Importa também sublinhar a disponibilidade com que os vereadores eleitos pelo PS na CMB foram recebidos no IEFP Barreiro para uma excelente sessão de trabalho que cremos que terá reflexos positivos numa visão estratégica inclusiva para o futuro da nossa cidade.

 

Partilhe esta notícia