A gastronomia brasileira e os vinhos da Península de Setúbal são o mote para a 1ª Ronda Enogastronómica dos Vinhos da Península de Setúbal no Brasil, que arranca dia 25 de Agosto em Campinas e segue, dia 29, para Belo Horizonte. A acção de promoção, iniciativa da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal (CVRPS), pretende aproximar os vinhos da região à gastronomia local e assim incrementar as exportações para o mercado brasileiro que é já o segundo mercado de destino extra comunitário dos vinhos da região, representando no primeiro semestre deste ano, em volume, 22% das exportações. Em paralelo, a Viniportugal irá promover a Prova Anual de Vinhos Portugueses, dia 26 de Agosto, em São Paulo, onde os vinhos da Península de Setúbal se juntarão aos seus congéneres.

A Ronda Gastronómica dos Vinhos da Península de Setúbal contará com provas de vinhos, palestras e jantares com harmonizações em prova cega onde profissionais do sector, críticos, jornalistas e importadores seleccionarão as melhores harmonizações. Andreia Lucas, Departamento de Promoção CVRPS, afirma que “as acções de promoção empreendidas visam também estudar o mercado, é importante conhecer as motivações de compra e quais os atributos privilegiados no vinho em cada destino”.

O mercado brasileiro representou, em 2013, 28 milhões de euros – segundo dados do IVV – e calcula-se que mantenha uma escalada positiva. Um atractivo que levou a CVRPS a prever um investimento, no âmbito do plano estratégico de 2014/2015, de quase meio milhão de euros na promoção dos Vinhos da Península de Setúbal no Brasil.

O Brasil cedo se tornou o principal destino dos Vinhos da Península de Setúbal, as trocas comerciais com este país existem desde há séculos, tornando-se um destino incontornável na história vinícola da região. O plano de promoção internacional da CVRPS visa assim reforçar o bom trabalho dos produtores e importadores que diariamente investem neste mercado. Henrique Soares, presidente da CVRPS, não tem dúvidas “o mercado brasileiro continua a crescer, Portugal voltou a ser o terceiro maior exportador de vinhos para o Brasil (suplantado apenas por Chile e Argentina) e os Vinhos da Península de Setúbal continuam a estar no top das preferências dos consumidores brasileiros, continua por isso a ser um mercado estratégico para a Região, vamos continuar a investir!”

A 1ª Ronda Enogastronómica dos Vinhos da Península de Setúbal no Brasil insere-se no plano estratégico de promoção internacional 2014/2015 dos Vinhos da Península de Setúbal, que tem como mercados prioritários Brasil, China e Angola.

 

 

 

 

Fonte : CVRPS

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