No âmbito do Projeto Municipal de Participação, Democracia, Cidadania e Comunicação, o Executivo Municipal e o da União das Freguesias do Barreiro e Lavradio visitaram, a 18 de janeiro, várias obras que estão a decorrer na Freguesia do Barreiro, conversaram com comerciantes e instituições das zonas respetivas, de modo a explicar as intervenções e os prazos de execução.

A visita teve início no Campo das Cordoarias onde estão a terminar os trabalhos de arranjos do espaço público, após terem sido intervencionadas as infraestruturas de água e saneamento.

Na zona Norte do Forum Barreiro, está a ser construída a ligação rodoviária entre o Largo Alexandre Herculano e a Praça da Amizade.  Esta intervenção vem possibilitar uma maior fluidez de trânsito ao centro da cidade e contribuirá para uma significativa melhoria do ambiente urbano e do espaço público.

Na visita à Creche “O Início”, foi abordada a necessidade de intervir, em breve, na Rua Conselheiro Joaquim António D’ Aguiar, entre o Largo Alexandre Herculano e a Travessa Padre Abílio Mendes, de modo a melhorar o trânsito e o acesso pedonal nesta artéria que serve a referida instituição e a Escola Conde Ferreira.

Por outro lado, está já adjudicada a obra de requalificação do Moinho Pequeno e do Largo do Moinho Pequeno, junto aos Passadiços de Alburrica. A obra, que deverá estar concluída no verão, visa transformar esta zona como ‘porta de entrada’ para Alburrica que, no futuro, prevê-se, terá uma ligação para o centro da cidade, através da Rua Instituto dos Ferroviários do Sul e Sueste. Esta intervenção surge no seguimento de um conjunto de obras já realizadas ou projetadas com vista à requalificação, e usufruto, da zona ribeirinha do Barreiro, com o objetivo de promover uma convivência da população com os nossos rios.

Foram ainda visitados os trabalhos da Rua Almirante Reis, que numa primeira fase permitiram remodelar as redes de abastecimento de água e saneamento, e no qual decorrem agora os trabalhos à superfície (ordenamento do estacionamento, passeios, via rodoviária e posterior colocação de arborização).

Também no dia 18 de janeiro decorreu o Atendimento Descentralizado na Freguesia, em que o Executivo Municipal esteve disponível, na Biblioteca Municipal, para atender os munícipes.

Esta iniciativa, que se realiza uma vez por mês, no dia da reunião pública de câmara descentralizada, é mais uma forma de facilitar o acesso da população aos eleitos e, deste modo, incentivar a participação.

No mesmo dia realizou-se ainda, a Reunião Ordinária Pública de Câmara, na SDUB “Os Franceses”.

 

Partilhe esta notícia