A Volkswagen (VW) Autoeuropa já reduziu 20% de emissões de CO2, correspondentes a 110 toneladas por ano, na operação realizada pela frota que assegura o transporte da fábrica para o terminal portuário de Setúbal.

Para concretizar este objetivo a fábrica converteu nove camiões que utilizavam o sistema diesel para o sistema bi-fuel.

“A Volkswagen Autoeuropa lançou, em 2014, um projeto de inovação que visa a redução significativa das emissões de CO2 nos seus circuitos logísticos”, explica a empresa de Palmela em comunicado.

Os veículos, que percorrem, em média, cerca de 800.000 km/h por ano, foram modificados para o sistema com nível de emissões EURO III e EURO IV, o que permite obter uma redução anual de cerca de 20% de emissões de CO2. A responsabilidade da conversão técnica esteve a cargo das empresas proprietárias dos camiões.

O projeto arrancou com um camião que assegurava o fluxo diário just in time (JIT) de componentes à Volkswagen Autoeuropa. Após o sucesso do projeto-piloto a fábrica procedeu à reconversão de nove camiões da Sintax Logística e da RodoCargo, empresas de transporte ao serviço da Volkswagen Autoeuropa.

Este projeto insere-se na política de desenvolvimento sustentável da empresa, corporizada através do programa estratégico Think Blue. Factory da marca Volkswagen.

Partilhe esta notícia