A Câmara Municipal do Barreiro aprovou, por unanimidade, na Reunião Pública de 15 de fevereiro, o Voto de Pesar por David Varela.  As restantes deliberações aprovadas podem ser consultadas em http://www.cm-barreiro.pt/pages/438?folder_id=471.

 

David Varela, licenciado em Sociologia e fundador da associação Vem Vencer, deixa-nos uma herança de coragem e perseverança que marcará para sempre história na nossa cidade.

Defensor acérrimo da causa pública, entregou-se a ela de corpo e alma e provou que não há obstáculos que travem os sonhos de cada um de nós.

A 29 de julho de 2013 nasce a Vem Vencer – Associação de Apoio a Crianças, Idosos e Pessoas com Deficiência, onde o próprio nome já fazia adivinhar todos os projetos que daí surgiram, promovendo uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva.

Sempre atento ao espaço público e à importância de garantir acessibilidades aos cidadãos com deficiência, interveio ativamente e de forma positiva nos mais diversos fóruns. Um cidadão e munícipe que mais do que assinalar as dificuldades sentidas, procurava ter soluções na procura de as conseguir concretizar.

A 19 de agosto de 2014, depois de muitos desafios já vencidos, a associação é declarada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação como Organização Não Governamental de Pessoas com Deficiência e reconhecida como Instituição de Utilidade Pública.

Um dos reconhecidos projetos desenvolvidos pela associação, tendo como mentor o David Varela, é a criação da Semana da Diferença, nascida em 2015. Um exemplo claro de união de vontades na procura de soluções que contribuam para promover a inclusão social.

Ainda em 2015, a associação Vem Vencer é o Rosto do Ano na área da Solidariedade.

Assim, e após se terem juntado mais amigos e familiares, nasce a 29 de julho de 2013 a Vem Vencer.

A associação Vem Vencer integra a Comissão de Festas do Barreiro desde 2016, tendo sido sempre o David a acompanhar as reuniões de preparação das festas e desempenhando um papel ativo e dinamizador, relembrando-nos sempre das questões relacionadas com as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

No dia 12 de fevereiro de 2017, o Barreiro recebeu a triste notícia do falecimento de David Varela, Presidente e mentor da associação Vem Vencer.

Ao David, o Barreiro agradece tudo o que nos transmitiu e ensinou. Não há deficiência que impeça um sonho, não há barreiras maiores do que a vontade. O David partiu, mas o seu projeto continua de pé e caberá agora a cada um de nós ajudar a que este sonho perdure no nosso concelho e no nosso país.

A Câmara Municipal do Barreiro, reunida a 15 de fevereiro de 2017, expressa os seus mais sentidos pêsames à família e amigos do David Varela.

Partilhe esta notícia