O Teatro Estúdio Fontenova traz ao TMJB o espetáculo Saudação a Walt Whitman no próximo fim-de-semana. Sábado, às 21h30 e Domingo às 16h00, vai ser possível assistir ao encontro entre três poetas que, na vida real, nunca se cruzaram: Walt Whitman, Federico Garcia Lorca e Fernando Pessoa. Trata-se de uma criação colectiva que conta com a interpretação de Eduardo Dias e Wagner Borges, e que conta com música ao vivo de Filipe Oliveira.

Saudação a Walt Whitman é a segunda parte – primeira a ser apresentada, no entanto – de uma trilogia que, na sua génese, “tinha o ritmo marcado pelos escritos de Federico Garcia Lorca”. Foi de Lorca, justamente, que surgiu o nome de Walt Whitman, já que o espanhol dedicou alguns versos ao poeta norte-americano, na sua Ode a Walt Whitman. Pessoa, com a sua Saudação, veio completar esta tríade de poetas desencontrados no tempo e na geografia. A admiração que os poetas ibéricos tinham por Whitman está bem manifesta em várias passagens dos poemas que lhe dedicaram.

Walt Whitman (1819-1892) é considerado um dos mais importantes poetas norte-americanos. Da sua obra destaca-se Folhas de erva, volume que foi publicado pela primeira vez em 1855 com doze poemas sem título e um prefácio, e que foi depois reeditado por Whitman várias vezes ao longo da sua vida, tendo chegado, na sua forma derradeira, a conter 400 poemas.

O Teatro Estúdio Fontenova é uma associação cultural fundada em Setúbal em 1985. Para além das produções que apresenta, dinamiza também formações e colóquios, e é responsável pela organização do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, que em Agosto de 2015 terá a sua 17.ª edição.

 

TMJB | SALA EXPERIMENTAL | M/16

02 e 03 MAI | SÁB às 21h30 e DOM às 16h00

PREÇO: 6€ a 10€

RESERVAS: +351 212 739 360

COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/