A XV edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, que se realiza este ano entre 22 e 26 de abril, está já em preparação. A apresentação do evento foi realizada, no dia 8 de abril, na Herdade de Rio Frio, no Pinhal Novo, em Palmela. O evento terá como padrinho o ator João Catarré, que marcará presença na chegada da Romaria a Viana do Alentejo.

Na apresentação desta XV edição, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, agradeceu todo o apoio prestado pelas entidades envolvidas na Romaria, que destacou como “uma iniciativa de projeção nacional, envolvendo participantes de todo o país”. Na ocasião, o presidente frisou ainda a potencialidade do turismo equestre para o desenvolvimento da região: “Temos condições únicas para transformar a nossa região e esta zona a sul do Tejo e para termos um crescimento sustentado, assente nas nossas tradições, nos nossos recursos endógenos, na cultura.”

A apresentação da XV Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, de um representante da Herdade de Rio Frio, Ramos Rocha, do presidente da Associação de Romeiros da Tradição Moitense, Miguel Almeida, do presidente da Associação Equestre de Viana do Alentejo, Miguel Fadista, e dos reverendos Padres Sílvio Couto e Manuel Manso.

A partida da romaria está marcada para as 9:00h, de dia 22 de abril, depois da bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, junto à Igreja Paroquial da Moita. O percurso será feito pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, passando os romeiros pelas localidades de Poceirão, Landeira, Casebres, S. Cristóvão, Casa Branca e S. Brás do Regedouro. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, deverá acontecer por volta das 17:00h, no dia 25 de abril.

A Romaria a Cavalo é um dos maiores eventos equestres nacionais que voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita, que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires, para pedir proteção e boas colheitas.

A XV edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo conta também com o apoio das entidades regionais de turismo do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo. As inscrições para participar na Romaria a Cavalo podem ser efetuadas através da Divisão de Atividades Económicas da Câmara Municipal da Moita (Largo Dr. Joaquim Marques Elias, na Moita; telefone 210 816 910).

Partilhe esta notícia