A XVII Feira Pedagógica abriu hoje, 30 de maio, de manhã e decorrerá até 1 de junho, no Auditório Municipal Augusto Cabrita e no Parque da Cidade. A edição de 2018 é dedicada aos “nossos moinhos”.

 

Na abertura oficial o Presidente da CMB, Frederico Rosa, felicitou as crianças, as escolas, as instituições e as empresas pelo envolvimento neste projeto que “queremos acarinhar e é já uma festa da comunidade educativa do Concelho”.

Estendeu os agradecimentos a todos os trabalhadores do município envolvidos no projeto.

A Feira pretende realçar os projetos educativos e trabalhos desenvolvidos pela comunidade escolar no ano letivo 2017/18 e, ao mesmo tempo, dar a conhecer a oferta educativa do Concelho, valorizando a Comunidade Educativa e o seu trabalho.

Contará com atividades e exposições no Parque da Cidade e exposições no Auditório Municipal Augusto Cabrita. Este espaço cultural irá acolher as iniciativas: o debate “A Integração da Guiné Bissau no Barreiro”, organizado pela Escola Secundária Augusto Cabrita, a 30 de maio, pelas 21h00; o Concurso de Dança de Robots Anprino, pela Associação Nacional de Professores de Informática, a 31 de maio, pelas 10h00 e a Palestra “Deixem os Brinquedos em Paz! Não são de rapariga nem de rapaz”, pelo Instituto de Apoio à Criança, a 31 de maio, pelas 10h30.

A Feira distribui-se, ainda, por diversas Zonas ao ar livre: “Zona de Stands”, “Zona Radical”, “Zona Pic-Nic”, “Zona Relvado”; “Zona Artesanato”, “Zona Multiusos”, “Zona Desporto” e “Zona Tenda”. Para além de inúmeros espetáculos culturais, musicais e teatrais, a Tenda irá acolher o “Big Bang de Ciência”, pelo Centro de Ciência Viva do Lousal, hoje, 30 de maio, pelas 21h30; No feriado de 31 de maio – Dia das Famílias -, pelas 21h00, sobem ao palco da tenda os alunos das Escolas do Concelho, na primeira mostra de talentos: A Cena é Tua! Alinhas?, com participação de RussKii Klub e Marina Popova. É uma Mostra de Talentos, nas áreas do canto, dança, declamação, teatro, acrobática, entre muitas outras. Ainda na Tenda, terá lugar a Cerimónia de Entrega de Cintos e Diplomas da Época 2017/2018, da Academia de Judo do Barreiro, no dia 31 de maio, pelas 10h30.

 

Na Zona Radical, o Laser Tag e o Bubble Futebol, nos dias 31 de maio e 1 de junho, das 9h30 às 12h30, prometem divertir os mais novos.

No dia da Criança, 1 de junho, pelas 21h30, a encerrar a Feira Pedagógica, destaque para o espetáculo “Cacharros”, pela Bambalúa Teatro (de Burgos, Espanha), na Zona Multiusos Central.

Pela primeira vez, a Majora estará presente no evento com diversos jogos de tabuleiro para crianças e adultos e com a “rádio Zig Zag” (Antena1) que irá emitir, no dia 1 de junho, para toda a Feira.

A Feira Pedagógica terá diversas atividades que promovem a música, a dança, o teatro, a ciência, o desporto e a animação circense, levando a milhares de pessoas o que a cidade do Barreiro e a comunidade educativa barreirense melhor sabem fazer.

 

A organização do evento está a cargo da comunidade educativa do Concelho e da Câmara Municipal do Barreiro e conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, da União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, da União das Freguesias do Barreiro e Lavradio e da União das Freguesias de Palhais e Coina.

Tem o apoio do Forum Barreiro e a decoração da Feira tem a assinatura de Maria Del Toro.

 

Consulte programa em: https://issuu.com/design_cmb/docs/programa_21x10_fp

 

Partilhe esta notícia