A XVIII edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, um dos maiores eventos equestres nacionais, partiu da Moita na manhã de 25 de abril, cumprindo uma tradição antiga. Partiram da Moita mais de 300 cavalos e centenas de romeiros de vários pontos do país e do estrangeiro. A partida aconteceu após a bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, junto à Igreja Paroquial da Moita, pelos párocos da Moita e Viana do Alentejo.

A anteceder a partida, a comissão organizadora saudou os romeiros e desejou-lhes boa viagem. O presidente da Câmara Municipal da Moita saudou os participantes, salientando: “àqueles que participam pela primeira vez fazemos votos de que voltem e se integrem no espírito desta romaria, que tem o seu significado religioso, mas que é, em simultâneo, um momento de lazer, de fruição dos nossos territórios, de aproximação de pessoas e de criação de amizades e ligação entre estas duas regiões tão bonitas do nosso país”. Rui Garcia destacou ainda a romaria como “o maior evento equestre desta natureza, que se realiza no nosso país, um espetáculo magnifico que convidamos todos a assistir, seja à partida, chegada ou durante o percurso”. O presidente agradeceu ainda a todos os que colaboram para que, ano após ano, a romaria seja maior e melhor.

O percurso de cerca de 150 quilómetros é feito através de quintas e caminhos de terra batida, seguindo o carro-andor que transporta a imagem da Nª Srª. da Boa Viagem, padroeira da Moita. Os romeiros vão pernoitar nas localidades de Poceirão, Casebres, Alcáçovas e junto ao Santuário de Nª Srª. de Aires. A chegada a Viana do Alentejo acontece por volta das 17:30h, no dia 28 de abril.

A Romaria a Cavalo voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Srª. D’Aires, para pedir proteção e boas colheitas. Apesar do caráter religioso que está na sua génese, a romaria assume hoje uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.

A XVIII edição da Romaria a Cavalo é organizada pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, pela Associação Equestre de Viana do Alentejo e pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo.

 

Percurso da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo

Partida – Moita

 

Descrição do Percurso:

1.º dia – Partida da Moita – Almoço em Rio Frio – Pernoita em Poceirão;

2.º dia – Partida de Poceirão – Almoço na Quinta do Sousa – Pernoita em Casebres;

3.º dia – Partida de Casebres – Almoço em São Cristóvão – Pernoita em Alcáçovas;

4.º dia – Partida de Alcáçovas – Almoço em São Brás do Regedouro – Chegada a Viana do Alentejo

 

Partilhe esta notícia