Zumbidos, acufenos, tinnitus são sinónimos para designar a sensação subjetiva de ruido, que pode assemelhar-se a um assobio, ao som de sinos ou máquinas, água a correr ou o cantar de uma cigarra. Pode variar de intensidade entre o muito intenso ou o quase impercetivel, pode ser constante ou surgir por crises.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) afeta cerca de 278 milhões de pessoas em todo o mundo com impacto significativo na qualidade de vida.

 

pastedGraphic.png

O zumbido é na realidade um sintoma associado a algumas patologias, podendo também estar relacionado com problemas emocionais, exaustão, exposição prolongada ao ruido, hábitos alimentares inadequados, consumo de álcool e tabaco bem como o consumo de alguns medicamentos.

Os zumbidos constituem uma dificuldade tanto para a medicina convencional como para a medicina tradicional chinesa, não existindo uma solução totalmente eficaz para todas as situações. Se sofre deste problema, deve consultar o seu médico, fazer o despiste das causas e aconselhar-se com um especialista em medicina tradicional chinesa de forma a poder usufruir do melhor que as duas abordagens têm para oferecer.

A OMS reconhece o potencial da medicina chinesa no tratamento dos zumbidos, com resultados superiores comparativamente à terapêutica convencional. No entanto, não deve deixar de consultar o seu médico assistente para realização de meios complementares de diagnóstico e despiste de eventuais patologias associadas.

 

Ana Sequeira

Especialista em Acupuntura e Fitoterapia

Partilhe esta notícia