A Administração Regional de Saúde do Alentejo confirmou ontem a informação de que a construção do Centro de Saúde de Sines vai ter início, após assinatura do auto de consignação da empreitada no dia 20 de outubro.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, exprime a sua satisfação pelo avanço da construção do equipamento após largos anos de reivindicação por parte da população e da autarquia.

“Esta é a obra mais importante a realizar no concelho nos próximos anos e aquela que era uma aspiração da população. Independentemente dos anos que passaram e das expectativas que a população teve, este será certamente um momento marcante”, afirma o presidente da Câmara, ressalvando que a sua satisfação apenas será completa quando a obra for inaugurada.

“Esperamos que o processo de construção das instalações físicas seja acompanhado pelas devidas diligências para que, quando o novo centro de saúde abrir, tenha os meios técnicos e sobretudo humanos compatíveis com a prestação de bons cuidados de saúde à população de Sines”, acrescenta Nuno Mascarenhas.

O novo Centro de Saúde vai nascer num terreno, com uma área bruta de 2077 m2, cedido formalmente pelo município de Sines ao Ministério de Saúde, em direito de superfície, em julho de 2013.

Distribuídas por dois pisos, no novo Centro de Saúde poderão funcionar duas unidades de saúde familiar, uma unidade de cuidados na comunidade, uma unidade operativa de saúde pública e um espaço para apoio geral e administrativo, servindo cerca de 14 615 utentes.

A empreitada tem um valor de 1 milhão 872 e 60 euros e um prazo de execução de 14 meses.

 

Fonte: CMSines