Há 13 anos que o Auditório Fernando Lopes-Graça recebe no mês de Setembro o Festival de Flamenco. Este evento, ao longo dos anos tem dado destaque a formações de canto, guitarra e baile flamenco compostas por uma nova geração de artistas andaluzes.

Em cada espetáculo apresentado neste festival, o espectador tem a oportunidade de ver diferentes “palos” (géneros) e apreciar, as diferenças entre a guitarra solista e de acompanhamento, o canto “p`alante” e o canto que acompanha o baile, e inúmeras pinceladas de baile puro.

Guitarras mágicas com identidade própria, baile de beleza e paixão, e sobretudo, vozes carregadas de emoção e festa são os ingredientes deste evento que irá decorrer nos dias 22 e 23 de setembro 2017.

 

PROGRAMA

22 setembro 2017

MARIBEL RAMOS “LA ZAMBRA”

Apresenta: “Flamenco & Tradición”

A bailaora Maribel Ramos “La Zambra”, apresenta o seu mais recente espetáculo flamenco denominado “Flamenco & Tradición”. Este espetáculo pretende recuperar o esplendor da antiga tradição dos “cafés cantantes”, com todo o seu “compás” (ritmo). O espetador terá a oportunidade de ver diferentes “palos” (géneros de flamenco) e apreciar, as diferenças entre a guitarra solista e de acompanhamento, o canto “p`alante” e o canto que acompanha o baile, e naturalmente, baile puro “sem aditivos”.

23 setembro 2017

Companhia de Flamenco

 Ramón Martinez & Alicia Márquez

Apresenta: “BAILARTE FLAMENCO”

“BailArte Flamenco” é um espetáculo de cante, guitarra, cajón e baile que teve estreia em maio de 2015 na Bienal de Arte Flamenco de Málaga. Este espetáculo tem como protagonista o bailaor Ramón Martínez que fez parte da Compañia Andaluza de Danza, Eva la Yerbabuena e de Cristina Hoyos.

Em “BailArte Flamenco”bailaor natural de Málaga conta com a presença da sevilhana Alicia Márquez, uma bailaora licenciada em Dança Espanhola, e formada em Flamenco na Escola de Matilde Coral. Alicia Márquez também fez parte do elenco de baile da Compañia Andaluza de Danza durante sete anos.

“BailArte Flamenco” é um espetáculo de flamenco primitivo, no qual a essência mais pura do corpo expressa-se sem complexos, sem normas, dois corpos que dançam sem estar sujeitos a estereótipos, e que respondem ao desejo de reencontrar-se com o seu impulso vital, com a sua alma.

Ao longo de aproximadamente 70 minutos são abordados diferentes “palos” do flamenco – sevillanas, rumbas, alegrías, malagueña, seguiriya  e bulerías.

Co-produção: Município de Almada / Ibérica Eventos & Espectáculos

Bilhetes: 1 espetáculo (8 Euros) 2 espetáculos (12 Euros)

O horário da bilheteira do Fórum Municipal Romeu Correia (Almada) é de quarta-feira a sexta-feira das 14h30 às 18h00 e no sábado das 15h00 às 18h00
tel.: 212 724 920 (geral) 212 724 922 (bilheteira)

Partilhe esta notícia