A Organização Regional de Setúbal da Juventude Comunista Portuguesa realizou no passado dia 20 de Fevereiro, em Setúbal, o seu 16o Encontro Regional.

Um encontro ligado à vida, à juventude e às suas lutas, que contou com a participação dos jovens comunistas da região e convidados, num momento de discussão dos problemas das suas escolas, faculdades e locais de trabalho.

Vários foram os relatos sobre os impactos decorrentes da Covid-19 que se fazem sentir na educação, onde o governo do PS continua a adiar as respostas necessárias no combate ao vírus. O encerramento das escolas decretado pelo Governo e a consequente pausa lectiva prejudica mais uma vez os estudantes, confrontando-os com a incerteza e condicionando o processo de ensino-aprendizagem. Além dos problemas imediatos decorrentes com o ensino à distância, vieram diversos relatos de escolas com amianto, com obras por concluir, a falta de funcionários ou ainda os vários problemas nas Instituições do Ensino Superior devido ao subfinanciamento criando diversos problemas concretos no IPS, como é o caso da Escola Superior de Saúde, que tarda em ser construída, ou diversos problemas pedagógicos na FCT. No Ensino Profissional é necessário dissipar a incerteza quanto à retoma das actividades lectivas, particularmente dos estágios, garantindo que os estudantes não são prejudicados na reposição de módulos ou de horas de estágio, como aconteceu no último ano lectivo.

No quadro da juventude trabalhadora, mantém-se o aproveitamento da situação pandémica por parte do patronato. À boleia da precariedade, generalizam-se os despedimentos, aprofunda-se a desregulação dos horários de trabalho e a diminuição de rendimentos.

A ampla discussão tida neste Encontro reforça a JCP na Região, com uma nova Resolução Politica que guiará a acção dos jovens comunistas em Setúbal até ao próximo Encontro, bem como uma nova e reforçada Comissão Regional, que irá dirigir a Organização Regional no mesmo período.

O 16o Encontro Regional de Setúbal é realizado no quadro do 12o Congresso da Juventude Comunista Portuguesa, com o lema “Mil Lutas no Caminho de Abril. Organizar. Transformar”, momentos em que vincamos as celebrações em torno do Centenário do Partido.

Afirmamos, com a confiança e alegria que nos caracteriza, que estamos cientes que a juventude, mais do que o futuro, é o presente, e no presente intervimos e lutamos!