“Com o 25 de Abril, abriu-se as portas e o caminho para as eleições livres, para o acesso à educação e à saúde, para a nossa abertura à Europa e ao Mundo”, referiu o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, na noite de 24 de abril, perante uma plateia de cerca de 3000 pessoas, no Parque da Cidade. As comemorações do 25 de Abril de 1974 incluíram diversas iniciativas culturais e desportivas, destacando-se o Desfile da Liberdade (promovido pela da CMB, Freguesias e Movimento Associativo, e que contou com a participação de cerca de 700 pessoas), o concerto com Miguel Araújo, no Parque da Cidade, e o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho.

As comemorações do 25 de Abril culminam com a Sessão Evocativa da Assembleia Municipal,no dia 27 de abril, pelas 21h00, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

Esta Sessão Evocativa terá transmissão em direto no site institucional da Câmara Municipal do Barreiro: www.cm-barreiro.pt, no canal do Município do Barreiro; no  Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCNgNhQ5vjOIWztG0_3NvEVA/live, e através da página de Facebook do Município:www.facebook.com/municipio.barreiro

Na noite de 24 de abril, antes do concerto com Miguel Araújo, Frederico Rosa, afirmou, na sua intervenção, que “com a Revolução de Abril recuperámos a liberdade de escolher, de debater, de decidir e de agir para a concretização do nosso futuro, garantindo que podemos e devemos ter voz ativa na construção da nossa sociedade”. O Autarca considera que “temos ainda vários desafios pela frente, do qual quero destacar um que para nós, no Barreiro, é fundamental: construirmos uma cidade cada vez mais inclusiva, feita com todos, para todos e de todos os barreirenses, garantindo o acesso a oportunidades a homens e mulheres, sem qualquer discriminação”. A recuperação do património, o aumento das infraestruturas desportivas, uma cidade mais verde, limpa e sustentável, a

criação de condições dignas de trabalho para os trabalhadores da CMB e Freguesias, o combate à violência doméstica são alguns dos desafios que se colocam atualmente, segundo Frederico Rosa.

“Aquele que não luta pelo futuro que quer, aceita o futuro que vier!”, salientou o autarca, referindo que “temos a ambição de ser dos que constroem no presente o Barreiro dos nossos filhos”.

No dia 25 de Abril, após o Hastear da Bandeira nas oito freguesias do Concelho, decorreu o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, com a participação do Coral TAB, Banda Municipal do Barreiro e fanfarras dos Bombeiros Voluntários do Barreiro — Corpo de Salvação Pública e dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste.

Frederico Rosa apelou à participação ativa da população na construção da Democracia. “Os valores de Abril têm de ser praticados todos os dias”, referiu o Autarca incentivando: “participem na vida da cidade”.

Partilhe esta notícia