Jonas Runa desafiou José Pacheco Pereira para participar na performance Reunion XXI. Jonas Runa vs José Pacheco Pereira, que apresentará duas novas obras sonoluminescentes do artista: Reunion XXI Oumuamua. As duas instalações estão interconectadas e são reactivas às acções dos performers.

 

A performance recorre a uma partida de xadrez sónica e luminosa, na qual as jogadas activam composições de som e luz. Assim, ao invés de uma experiência fechada e repetível, o resultado vive à mercê da incerteza, da forma aberta, da imaginação, e do desconhecido.

 

O evento  celebra os 50 anos de Reunion, uma performance colaborativa concebida por John Cage, que contou com a participação de Marcel Duchamp e Teeny Duchamp; e com a música electrónica de David Behrman, Gordon Mumma, David Tudor e Lowell Cross; realizada a 5 de Março de 1968 no Ryerson Theatre, em Toronto, no Canadá.

 

A performance marca a finissage da exposição O que faz falta é agitar a malta e anuncia a próxima exposição a decorrer na Associação Cultural Ephemera: No tempo em que a vanguarda não era reacionária é uma exposição com obras inéditas de Jonas Runa, inspirada na vida e obra de Jorge Lima Barreto – não uma homenagem, mas uma forma de encarar o mundo com o mesmo espírito de liberdade.

 

MAIS INFORMAÇÕES 

Reunion XXI. Jonas Runa vs José Pacheco Pereira

20.07.2018 – 21:30

 

Local:

Ephemera

Rua 48, Armazém 3, Baía do Tejo, Parque Empresarial do Barreiro

Partilhe esta notícia