Longe vão os tempos em que a televisão era a única forma de acompanhar o Mundial e aqueles que estavam a trabalhar, não podiam acompanhar os jogos em direto.
Seguindo as novas tendências, a Buzzstop selecionou 6 formas seguras para acompanhar os resultados da Copa em tempo real, no computador, no tablet ou no smartphone.
Mas atenção às apps que descarregas. Na semana passada, a Avast alertou para o facto de haver inúmeras ferramentas relacionadas com o Mundial que servem apenas para roubar dados pessoais ou são apenas golpes de publicidade.
Onefootball Brasil
A app produzida pela Volkswagen dá acesso às últimas notícias da Copa, comentários em tempo real e estatísticas detalhadas de todos os jogadores. Existe uma opção para escolher a equipa favorita e está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
App oficial da Fifa
Tem cobertura exclusiva da competição, disponibiliza alertas personalizados e acompanha todas as jogadas ao vivo no Global Stadium. Dispõe de um “life blog” com informação sobre tudo o que se passa dentro dos estádios. Para Android e iOS.
SofaScore
Mostra todas as tabelas dos oito grupos e o desempenho de cada uma das 32 seleções. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.
Pesquisa do Google
Com pouco espaço para apps no cartão? Basta introduzir “world cup” no Google e aparece um quadro interativo com os resultados em tempo real e outras estatísticas dos jogos. Para restringires a busca à seleção nacional basta acrescentares “portugal” na pesquisa.
O Google Now em smartphone contém cartões com estatísticas sobre cada partida e links para mais informações.
Ainda no maior motor de busca do mundo, o Google Trends é uma ajuda preciosa para informação detalhada sobre jogadores, seleções e melhores momentos da Copa.
Trending World Cup no Facebook
O Facebook criou uma ferramenta para a Copa que reúne num só feed todos os posts relacionados com o evento. O topo da página disponibiliza os horários de cada partida
O microblog criou uma landing page para a hashtag #worldcup onde reúne todos os tweets referentes ao evento da FIFA.
Ainda no Twitter podes mostrar todo o apoio às cores nacionais, utilizando uma ferramenta que disponibiliza bandeiras pré-definidas para alterar a imagem de perfil e a capa, e colocando a hashflag #por nos teus tweets.
Streaming ou os sites d´A Bola, do Record e d´O Jogo também são boas alternativas.
Claro que nenhuma delas substitui a emoção de ver o jogo com “a rapaziada” em direto na televisão.
Fernando Valente : www.buzzstop.pt