A Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, acolheu, ontem, dia 10 de dezembro, a Sessão de Abertura, subordinada ao tema “Perspetivas e Desafios Futuros da Região”, do 6º Fórum de Desenvolvimento Local Barreiro-Moita. O Presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, deu as boas vindas aos participantes e reafirmou a importância destes fóruns que “ao longo dos anos, têm sido um importante local de encontro, de debate, de reflexão sobre os dois concelhos e sobre toda a região”. Rui Garcia lançou dois temas para o debate, sendo o primeiro a necessidade de “reforço do nosso aparelho produtivo”. “Uma economia que despreza ou menoriza a sua componente produtiva e se centra nas áreas mais imateriais e de distribuição fica mais fragilizada perante crises como esta que tivemos”, realçou. O Presidente da Câmara Municipal da Moita afirmou que “estas lições que a crise nos veio dar devem suscitar uma reflexão e uma adequação das políticas relativamente a esta realidade, para podermos ter uma região e um país mais fortes e competitivos, onde a inovação, naturalmente, seja uma linha estratégica, mas que também não perca de vista os setores tradicionais, a realidade do nosso tecido económico e social muito assente nas pequenas e médias empresas que precisam de ter apoio”.
O segundo tema para reflexão, proposto pelo autarca, prende-se com os fundos comunitários e a forma como a região acede a estes recursos. “São um elemento essencial de alavancagem do investimento e crescimento económico. A nossa região, nos dois últimos quadros comunitários, está severamente limitada no acesso a fundos, quer na sua dimensão global, quer nas áreas que apoiam, quer nas taxas de comparticipação. Isto significa uma perda de competitividade e oportunidades e uma discriminação”. Rui Garcia salientou que o que se perspetiva é que o próximo quadro comunitário seja idêntico ou ainda com condições ainda mais desvantajosas. Realçou que todos – municípios e agentes económicos e sociais – devem continuar a dialogar com o governo para encontrar soluções.
“Que ao longo deste dia se possam encontrar pistas para que alcancemos o objetivo comum a todos: uma região e os dois concelhos mais desenvolvidos, com mais emprego, mais solidez e melhores condições de vida para todos”.
A 6ª edição do Fórum de Desenvolvimento Local Barreiro-Moita, sob o mote “Sustentabilidade e inovação”, foi promovida pela Rede para a Empregabilidade Barreiro-Moita e Comissão Organizadora – Câmara Municipal da Moita, Câmara Municipal do Barreiro, AERLIS, ID7 e a RUMO.
As intervenções podem ser consultadas em https://www.youtube.com/watch?v=zZ8CCRs4Qok&t=686s