O segmento da carga contentorizada foi o que mais cresceu, atingindo um crescimento de 38,6% com 101.074 TEUs operados no Terminal XXI. Estes valores de crescimento espelham o crescimento sustentado deste terminal, que desde o início do ano recebe navios porta contentores de 8.200 e 9.200 TEU directamente do Extremo Oriente, sendo Sines a primeira paragem destes navios na Europa.
Também o número de navios em operação comercial nos diversos terminais do Porto de Sines sofreu um aumento significativo, registando-se até Junho deste ano 727 navios em operação comercial, o que representa um crescimento de 10,3% em comparação com o ano transacto.
Este excelente crescimento no 1.º semestre de 2008 está em sintonia com as expectativas previstas nas Orientações Estratégicas para o Sector Marítimo Portuário, das quais se destacam a expansão da capacidade operacional do TXXI com a instalação de mais equipamentos de operação, a flexibilização da mão-de-obra portuária em Sines e o despacho electrónico. Por outro lado, destaca-se ainda que o crescimento do número de navios foi acompanhado por um aumento da quantidade de “mega-carriers” operados, tipologia de navios em total alinhamento com a vocação natural deste porto de águas profundas.
Foto: Porto de Sines
14:50