Distrito
   
  Linha Cancro prepara lançamento na internet - 2009-06-16
   
 
A LINHA CANCRO é um serviço de apoio telefónico a doentes oncológicos e a familiares afectados pela doença. Tem como principais objectivos informar, tranquilizar, educar e esclarecer os utentes. Da mesma forma, e de acordo com as inúmeras campanhas de sensibilização que a LPCC tem vindo a realizar junto da população ao longo dos 68 anos de existência, a linha presta igualmente informação no sentido de sensibilizar os utentes para a doença oncológica e a necessidade de um diagnóstico precoce.

De acordo com o Presidente da LPCC, Vítor Veloso, o lançamento o serviço na Internet "vai permitir que mais pessoas possam ter acesso aos serviços prestados e de forma mais abrangente, uma vez que toda a informação pode ser enviada através de email e forma anónima à semelhança do que tem sido feito através do telefone. Por outro lado este serviço é indicado para os doentes ou familiares que não querem ter um contacto oral com os psicólogos e que se sentem mais seguros a expor as suas necessidades por escrito."

Para a psicóloga Catarina Marques, que integra a equipa de profissional da linha, a aplicação por mail vai ter repercussões directas na apresentação dos doentes em relação à doença, "os doentes de cancro são muito reservados e muitas vezes não entendem porque é que estão naquela situação, levando-os a uma estado de confusão emocional em que não conseguem exprimir-se oralmente. A possibilidade do pedido de ajuda ser feito por email vai ajudar a colmatar este tipo de questões", explica a profissional em relação à inovação do serviço. A psicóloga fundamenta "24% das pessoas que contactam a linha tiveram informação do serviço na internet o que nos leva a pensar que muitas pessoas procuram informação sobre cancro na internet e desta forma vamos conseguir estar mais próximos das pessoas que precisam de ajuda".

Ao longo de quase dois anos de actividade, a linha prestou e continua a prestar auxílio a inúmeras pessoas, doentes de cancro e familiares, com um total de 7222 chamadas. Em 2008, 6 em cada 10 chamadas foram feitas pelos próprios doentes na maioria das vezes em Lisboa (43%) e no Porto (19%).

Sete em cada 10 chamadas foram feitas por mulheres que procuram essencialmente informação sobre cancro da mama, já que em média, 30% das chamadas foram feitas para obter informação sobre a patologia feminina. Desta forma, o cancro da mama é a patologia mais referida na maioria das faixas etárias.

Por outro lado em faixas etárias mais jovens, dos 14 aos 21 anos, 22 % das mulheres procuram informação sobre cancro do colo do útero com o cancro da mama logo a seguir com 17 % das chamadas.

De forma geral, 1 em cada 3 doentes obteve informação da linha no hospital e as patologias mais abordadas ou procuradas são cancro da mama (30%), do colo rectal (8%), da próstata (6%), do colo do útero (5%), do pulmão (5%), do estômago (4%), linfomas (3%) e leucemia (2%). Cerca de 15 % das chamadas são solicitadas por outros tipos de cancro e cerca de 19% dos utentes não identifica o tipo de cancro.

Criada em Setembro de 2007, a linha é constituída por vários técnicos especializados que prestam assistência de forma transversal em áreas como Apoio Social, Apoio Psicológico, Apoio Jurídico e Apoio Informativo, a todos os utentes. O apoio Informativo, que consiste na divulgação de informação sobre a doença oncológica, como sinais e sintomas, meios de diagnóstico, tipo de tratamentos, efeitos secundários, e alimentação, é o mais utilizado pelos utentes, nomeadamente em 33 % das chamadas que foram feitas durante o ano de 2008. A Linha Cancro conta com o apoio da Sanofi Pasteur MSD – que representa um investimento de 65 mil euros – parceiro de longa data da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Foto: DR

09:10


 
Diário de Notícias
 © Copyright Distrito Online 2003