Esta plantação de árvores resulta do evento “22 sem CO2”, uma acção “carbono zero”, levada a cabo pelo “Clube 22 de Novembro”, em parceria com a autarquia, no último Verão, em que se acordou que cada 10kg de carbono emitidos para a realização deste evento, seriam compensados com a plantação de um sobreiro.
O “Clube 22 de Novembro” deve o seu nome à data da sua fundação, que remonta a 1909, por “um grupo de amadores dramáticos”, tendo a sua sede física desaparecido num incêndio em 30 de Janeiro de 1978.
No entanto, num movimento de iniciativa de cidadania, surge o Círculo Fénix para o Renascimento do “Clube 22 de Novembro”. Este movimento pretende unir vontades e sinergias para o ressurgimento do Clube.
Foi neste âmbito que a Autarquia apoiou na realização do referido evento, que tinha por objectivo festejar os Santos Populares, ao mesmo tempo que se congregavam esforços para fazer reviver o “22”, visando, nomeadamente, a mobilização dos sócios para o retomar da normalidade estatutária e de funcionamento da colectividade, com vista à construção de uma nova sede no terreno do Clube onde se realizaram os festejos.
Estas árvores serão oferta da AFN – Autoridade Florestal Nacional, e serão plantadas pela turma de Currículo Alternativo da EB1 nº8 do Barreiro, do Agrupamento Padre Abílio Mendes.
Neste acto estarão presentes representantes da Comissão que organizou esta iniciativa “22 sem CO2”.
CMB