O ano de 2006 é para a nossa cidade o primeiro ano de mandato da CDU com a nova presidência da Câmara Municipal. Não se esperam grandes novidades já que, após vinte sete anos de uma política que colocou o Barreiro como cidade dormitório, a população Barreirense escolheu, o ano passado, mais do mesmo. Não se esperam grandes melhoras na qualidade de vida dos cidadãos barreirenses, nem grandes projectos camarários, até porque a campanha da CDU e o seu programa eram mais destinados a reclamar o que não se tinha feito em quatro anos de mandato socialista, do que propriamente a propor algo de melhor para o Barreiro.
Ainda assim há quem vá sofrer na pele devido à falta de visão das forças políticas barreirenses que têm representação na Assembleia Municipal, ou mesmo na vereação da Câmara. Refiro me aos cidadãos barreirenses que promovem o desenvolvimento desta cidade e que lutam diariamente pela produção de riqueza no Barreiro, através dos seus estabelecimentos de comércio na zona central do Barreiro. Isto porque já se começam a mexer as máquinas, junto ao estádio Manuel de Mello, para se construir o Fórum Barreiro.
Nasce o Fórum Barreiro com o exemplo de duas superfícies comerciais de sucesso como o Almada Fórum e o Montijo Fórum, no entanto as diferenças são substanciais, de tal modo que temo pelo fracasso deste projecto.
Em primeiro lugar, é inegável que ambos os exemplos são locais de grande fluxo rodoviário, entre Lisboa e a margem sul do Tejo, o que leva a que muitos dos seus utentes sejam os utilizadores das auto-estradas que todos os dias se vêm obrigados a passar-lhes à porta. O Fórum Barreiro não tem auto-estrada como vizinha, nem pode ambicionar, ainda que a tivesse a ter um fluxo rodoviário tão fluido como uma auto-estrada que acaba numa ponte de entrada, ou saída, de Lisboa.
Em segundo lugar, ambos os exemplos são construídos em terrenos fora dos centros urbanos, exactamente para potenciar a visita não só de habitantes dos concelhos limítrofes, como também dos próprios utilizadores das auto-estradas. Mas também aqui o Fórum Barreiro é diferente e vai ser construído mesmo no centro da cidade, o que leva a querer que se dirige essencialmente aos habitantes do Barreiro, sem procurar alargar o seu nicho de mercado.
Em terceiro lugar, ambos os exemplos são construídos em zonas onde não existe ainda comércio à volta, isto para potenciar dois factores; um primeiro de não afectar o comércio tradicional já existente na cidade e um segundo de tentar que grandes empresas se coloquem fisicamente a seu lado, graças à movimentação de pessoas que o fórum acarreta, trazendo investimento à própria cidade.
No Barreiro mais uma vez a situação é diferente, ataca-se o comércio tradicional já existente, construindo um fórum no fim de uma avenida recheada de comércio nos dois lados da rua, bem como se constrói o dito fórum num local onde não haverá espaço para futuras instalações de outros grandes centros comerciais.
Por ultimo, é objectivamente diferente a opção feita em qualquer dos outros dois fóruns quanto à criação de emprego. Em qualquer dos dois exemplos as construções do fórum foram objectivamente geradoras de emprego e de desenvolvimento para os dois concelhos. No Barreiro a criação do Fórum gerará alguns postos de emprego, obrigatoriamente, mas também trará consigo necessariamente o desemprego para todos os actuais trabalhadores do comércio tradicional do centro do Barreiro, dada a localização escolhida para o fórum.
A tudo isto acresce o facto de proliferarem no Barreiro uma panóplia enorme de centros comerciais, desactivados ou desabitados de qualquer actividade comercial. Não poderá, qualquer dos partidos com responsabilidade na gestão da nossa cidade, negar que centros comerciais como Pirâmides, Cidade Nova, Diamante ou mesmo Miguel Bombarda, são erros de gestão, onde se perderam oportunidades de desenvolvimento e progresso para a nossa cidade, não sendo esta responsabilidade de nenhum partido em especial, mas de todos os que têm responsabilidade na gestão da nossa cidade. Uns porquê os propuseram sem pensar nas consequências; os outros porque não se opuseram eficazmente a esta gestão danosa e de resultados nefastos para o desenvolvimento da nossa cidade.
Espero que neste projecto, de maior dimensão e projecção, não se cometam os erros do passado e que ainda se possa arrepiar caminho às obras já começadas. Porque se é um facto que o Barreiro não têm uma auto-estrada que propicie os benefícios de Almada ou do Montijo, tem contudo uma estrada nacional bastante movimentada que compreende o troço entre Setúbal (capital de Distrito) e Lisboa (capital do País), atingindo o Barreiro em Coina; quem não aproveita o que tem pensado em tudo o que beneficia o vizinho, nem do que é seu retira a máxima utilidade.
Coina é também um dos limites do Concelho do Barreiro, o que facilita e permite que habitantes dos concelhos limítrofes passem a ter o Fórum Barreiro como um ponto habitual de paragem e de oportunidade para a realização das suas trocas comerciais, permitindo ao Barreiro granjear maiores possibilidades de fixação de riqueza dentro das suas fronteiras. Pesando ainda o facto de Coina ter uma área pronta a receber qualquer estrutura empresarial que queira aproveitar a movimentação humana decorrente da construção do próprio fórum.
A opção por Coina permite ainda que se possa desenvolver uma das freguesias mais rurais do nosso Concelho, possibilitando ainda que se criem ai postos de emprego, sem necessidade de se perderem os já existentes, no comércio tradicional.
É a meu ver a solução que se procura e que se impõe para um verdadeiro Fórum Barreiro a ser criado em 2007, sob pena de neste ano de 2006 se construir a desgraça do comércio tradicional do centro da cidade. É a localização em Coina que permite que se alargue o nicho de mercado, desta infra-estrutura, de molde a ter um público alvo superior a 80 mil habitantes barreirenses, o que potenciará lojas de mais e melhor qualidade, sem as quais teremos mais um elefante branco vazio e desabitado na cidade.
*Vice Presidente da Juventude Popular do Barreiro
Tiago Cabanas Alves
2006-01-10
COMENTÁRIOS
Nuno Cavaco
Se alguém tem falta de visão são os senhores do P.
Caro Tiago não sei se vive no barreiro, se o conhece ou se tece considerações sem aprofundar conhecimentos. Afirmou aqui que a C.D.U. transformou o Barreiro em cidade dormitório e isso não é verdade. O Barreiro perdeu atratividade devido às políticas que o seu partido defende e que implantou por várias vezes em Portugal. Muitas das empresas que fecharam no Barreiro e outras que têm resistido aos avanços de políticas neoliberais geraram um ambiente de destruição de postos de trabalho, o que diminuiu a atratividade do território. No entanto, existem situações ainda mais graves, situações geradas por asfixiação do poder local, como é o caso da gestão da Quimiparque, que hoje está a ser resolvida. Como vê Tiago, o que escreveu peca por falta de enquadramento.
Os melhores cumprimentos
Nuno Cavaco
2006-01-10
Alhosvedrense
E se...
A construção do Fórum no interior da cidade, se for feita à imagem do Fórum Aveiro (na altura a Câmara até era PP), poderá ser uma mais valia para a cidade e ser um espaço de continuidade urbana, em vez de ser um monstro suburbano como os vizinhos de Almada e Montijo!
2006-01-16
Anónimo
Meias verdades ou bota-abaixo
É frequente dizer-se "são novos, não pensam... ou se me permitem "não conhecem" outras realidades. Relidades essas que muito têm a ver com a dinâmica comercial ou a falta dela, nuns e noutros casos, digo das Câmaras, dos comerciantes, das empresas imobiliárias. Exemplos algumas city's em Inglaterra ou Alemanha, para citar exemplos distantes ou Aveiro para ficarmos por cá pelas nossas pequenas e dinâmicas urbes sem deixar de referencia e muito bem as cores politicas que as governam. É certo que existem riscos como os referidos no artigo, por falta de dinamismo do comercio tradicional, mas também por falta de condições fisicas e outras dos outrora denominados Centros Comerciais no Barreiro. Aqui D'el Rei que é o fim do mundo quando essas areas de concentraçao de loijas chegaram o mesmo veio a acontecer com o Franchise e não foi a morte do comercio tradicional mas uma forma de afirmaão de alguns comerciantes, diria antes empresários locais que com essa aposta contribuiram para a modernização do comércio na cidade e daí não veio mal ao mundo, embora seja de salientar que tiveram de se adaptar às regras impostas pelos master's do franchise. agora mais que falar é preciso pensar e agir em consonância para que o Barreiro possa ganhar esta aposta e se coloque num patamar equivalente ao de concelhos vizinhos nesta e outras áreas.
2006-01-20
Jorge Moniz
'Atrasa projectos'
Parece-me que o seu artigo é mais um daqueles que só servem para atrasar a concretização de projectos. Preocupe-se em falar do que não está previsto ser feito e deixe de servir de entrave e falar de projectos que vão ser uma mais-valia para a cidade! Ao contrário do que diz, este fórum tem precisamente a vantagem de se situar dentro da cidade ao contrário do que acontece no Montijo e em Almada que, esses sim, afastaram as pessoas dos centros!
2006-01-26
AV1
Prós e Contras
As razões expostas no artigo têm a sua lógica, embora o Barreiro precise como o pão para a boca de algo que revitalize uma cidade quase moribunda e em declínio no contexto da Margem Sul.
As culpas de quem são ?
Claro que do fim do pólo indutrial da CUF/Quimigal.
Claro que da falta de visão dos sucessivos executivos camarários.
Claro que de uma população que, a tempo, não soube exigir mais e melhor dos seus eleitos.
Como alguém que frequenta o Barreiro desde que tem entendimento - e já lá vão umas décadas - o projecto pode ser bom desde que se acautelem certos aspectos como o preço das áreas comerciais e a adequação da oferta aos meios da zona envolvente.
Já viram quantas lojas estão fechadas em espaços comerciais muito menores no centro do Barreiro ?
Já repararam como o Feira Nova é um cinzento concorrente do Continente, do Jumbo ou mesmo do Carrefour ?
2006-02-08
Renato Soares
Mais Desemprego
Centrando-me na noticia do forum Barreiro, que já se encontra em consrução neste momento. Um dos aspectos mais importantes é certo a criação de 1000 postos de trabalho directo. Importante pois é a bandeira de propaganda, pois a pergunta fica no ar: Quantas familias vão passar necessidades ou verem-se mesmo obrigadas a fechar as portas do seu pequeno comércio, que é a base da sua subsistência. Estes estudos são os que não interessam efectuar ou dar a conhecer ás populações, pois causava um choque demasiado elevado. Nos ultimos anos temos assistido a abertura de inumeros centros de incentivo ao consumo, mas uma coisa e certa o desemprego nestes anos aumentou.
Uma coisa gostava de perceber quando estes grandes centros são feitos com todas as condições para as pessoas se deslocarem para efectuar as suas compras, as camâras municipais dão uma ajuda a empurrar as pessoas para os mesmos, pois temos os nossos mercados tradicionais, como e o caso do mercado municipal do Lavradio, com estacionamentos em terra e pedra cheios de poças de água e que eu dava um conselho ao sr. presidente da camâra para concorrer para que não deixa-se fujir a etapa do Dakar para montes alentejanos, pois é este o cartão de convite que todas aquelas pessoas que pagam os seus impostos que ainda produzem algo nacional, precisam para que continuem a dar de comer aos seus filhos que delas dependem.
2006-02-10
Joao Freitas
Faz-te um HOMEM
Em primeiro nao posso deixar de concordar quando este menino,provavelmente tem a mesma idade que eu com a diferença que eu nao assino por baixo do que outros escreveram sem saber exactamente o que la diz.
Realmente a populaçao Barreirense escolheu mais do mesmo,pois é,e impensavel que ainda alguem vote no pp na cidade do Barreiro!esse menino que com certeza e como um verdadeio pp quando vai as compras com o dinheiro q o papai lhe deu ao centro comercial chiado nao aproveita para subir e descer as ruas em volta desse centro?triste é ver o centro de almada e do montijo cheio so durante a semana,pois AS PESSOAS TRABALHAM,nao se limitam a escrever bilhetinhos,ao fim de semana foge tudo para os shoppings longe do centro.
2006-03-07
Joao Alexandre
a verdadeira verdade
Tão novo e ja a sabe toda...
Que melhor sitio para construir senão coina?aquele terreno todo sem um unico prédio?que lucros teria este senhor o partido e alguns amigos?alterava-se o pdm aqui outra vez ali uma bomba de gasolina acolá,uma comissao do constructor aqui uma gratificaçao da imobiliaria acolá!!!!
DECIDIDAMENTE FORUM BARREIRO ALI NÃO.TEM POUCO TERRENO PARA CONSTRUIR!!!!!!!!
2006-03-07
Anónimo
E mais do mesmo
Caros Amigos, caso não tenham reparado o Srº Tiago limitou-se a dar o seu parecer. Temos de respeitar mesmo que isso nao va de encontro ao nosso ideais ou que não seja a maneira de pensar dos nossos partidos. Temos as nossas convicções, queremos um Barreiro melhor, mas por amor de deus meus senhores o Srº Tiago tem toda a razão em tudo o que no seu comentario. Vamos lutar por um Barreiro maior e melhor.FORÇA BARREIRO
2006-03-21
Anónimo
Mais do mesmo?
Não defendo qualquer cor política mas sim, a capacidade das pessoas no poder de fazer algo pela nossa Cidade.
De facto, o antigo poder não fez a nossa Cidade crescer mas, o Sr. Emídio Xavier também nada mais fez senão "mandar areia para os olhos" das nossas gentes durante o seu mandato, sem falar nos "buracos" que cá deixou!
E se o Sr. Xavier tivesse ganho novamente as eleições?
Estariamos na ignorância pois esse senhor deixou a nossa Cidade em dívidas.
Além de que muito se gastou, sem qualquer justificativo!
A nova autarquia está a sofrer as consequencias do egoísmo e actos de "encher o bolso" da anterior.
Ora, sem dinheiro, o novo presidente também não poderá fazer muito, certo?
2006-05-08
Nuno
Bela obra
O desenvolvimento tem o seu custo! Alguem viu em detalhe o plano de construcao do forum e da zona envolvente? Neste pais tudo se critica e tudo e errado mas nao se encontram alternativas...
Em minha opiniao irá ser aproveitado um espaço ou uma zona mto feia da cidade. Tudo o q seja pra desenvolver o Barreiro é mto bem vindo.
2006-05-15
Anónimo
Sr.
Aproveito para esclarecer certos pontos. A localização do Montijo e Almada, como é referido, começa por ser benéfico em vários pontos. Como é dito inicialmente uma das vantagens são as vias de acesso que ambos dispoêm que garante grande afluências a estas superficies, outro ponto relevante passa por serem centros de não vão influenciar em grande volume o comércio tracional existente nas cidades onde se situam. O que leva um shopping, ou uma empresa a investir numa cidade como o Barreiro, não pode ser avaliada por outros centros que se encontram perto ou longe. O processo de avaliação que uma empresa como a Multi Development, empresa que irá desenvolver o projecto, desenrola prevê várias situações, sendo que o surgimento do Forum Barreiro, não pode ser visto como concorrente ao Almada e ao Montijo, da mesma maneira que nenhum destes dois é concorrente entre eles, são conceitos diferentes com objectivos diferentes. Existem estudos económicos que avaliam a viabilidade para a construção de um espaço destes e mesmo sendo no meio da cidade não revela que pretende ser um espaço limitado para uma dimensão populacional reduzida, pelo o contrário a intenção será movimentar uma zona da cidade de possivelmente estava a morrer. Este será um espaço que irá dar mais valor á cidade e possivelmente fazer com que outros vejam o valor que exite na cidade do Barreiro. Pelo que me informei, irão ser criados cerca de 3000 postos de trabalho. Apesar de nunca serem numeros certos acredito que quando do sucesso do Centro Comercial muitos mais irão ser criados (sem contar com os postos de trabalho indirectos). Acreditemos que o sucesso só aparecerá se os habitantes do Barreiro acreditarem no projecto. Façam consultas na net sobre o Forum e sobre todo o trbalho da empresa que desnvolve o projecto e verão que as apostas feitas nenhuma correu mal.
2006-05-25
vmalaika
incrível
acho incrível que o senhor tiago escreva tal crónica sem saber do que fala...
sou barreirense, e estudo em aveiro, e acho incrível que o senhor tiago nem saiba que existem duas grandes superfícies comerciais (glicinias e fórum aveiro), e que ambas são dentro da cidade de aveiro.
também o senhor tiago deveria ser conhecedor da realidade aveirense (a até nacional), sabendo que as famílias aos fim de semanas vão para o centro comercial... sendo que aveiro´durante a semana é dos estudantes, e ao fim de semana das gentes da cidade (inclusive nos centros comerciais)...
garanto-lhe que não é por estar no centro da cidade que ele não tem visitantes...bem pelo contrário...
acho incrível que eu não esteja no barreiro há 4 anos, e tenha mais conhecimento da realidade barreirense que o senhor, que como (jovem) político terá a obrigação de o saber melhor que eu...e também parece que não sabe que a finalidade do fórum barreiro é reactivar o centro da cidade... aconselho-lhe uma pesquisa ao google.
não se esqueça também que o fórum almada e o fórum montijo enchem às custas de barreirenses...
mais uma crítica que de fundamento não tem nada, tentando apenas fazer (má) oposição política...
2006-11-19