Bem-vindo ao DISTRITO ONLINE - Informação Regional
Barreiro
Actividades para toda a família na Mata da Machada
Distrito
Estudantes em Festa
Distrito
3º Concurso Gastronómico de Almada



Distrito
Toques de Deus
Barreiro
Vivam os jantares oferecidos aos trabalhadores da
Barreiro
Os Exames Nacionais e o Princípio da Igualdade
Distrito
O futuro parque temático e a Linha do Sado
Barreiro
Natal é quando um homem quiser
Distrito
Por Portugal
Barreiro
O Fórum Barreiro
Distrito
As promessas não cumpridas … na Linha do Sado!
Distrito
Religião ou Superstição?
Montijo
O Montijo e a falta de ciclovias em Espanha
Distrito
As eleições autárquicas e a Linha do Sado
Moita
Autismo
Distrito
O mito do exercício físico – III

   
  O futuro parque temático e a Linha do Sado -



   
 


No dia 19 de Maio, realizou-se, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, um Encontro Intermunicipal sobre a Linha do Sado e a sua importância estratégica no desenvolvimento da Península de Setúbal.

Do balanço do Encontro, além da divulgação do documento final, tenho a certeza que foi uma iniciativa positiva e para o seu êxito contribuiu em grande parte a persistência e a tenacidade do Presidente da Área Metropolitana de Lisboa e da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto.

Como trabalhador na Linha do Sado, tenho a noção e a consciência de que este Encontro só foi possível viabilizar porque a Câmara Municipal do Barreiro está a ser gerida pelos Autarcas da CDU.

Se nos recordarmos um pouco de um passado recente, quando à frente dos destinos da Câmara do Barreiro estava o Partido Socialista de Emídio Xavier, era liquido para o seu Presidente só existir comboios da Fertagus no Concelho do Barreiro, esquecendo-se que a menos de 500 metros da janela do seu gabinete circulava os comboios da CP/Lisboa.

A electrificação da Linha do Sado a breve prazo é uma realidade, mas existem pormenores a ter em conta em minha opinião, até para que nos términos dos trabalhos de modernização não venha a cheirar a “fiasco”.

Os trabalhos de sinalização e a 1ª. Fase da electrificação só previa que fosse entre Pinhal Novo e o Lavradio faltando a segunda fase do projecto que será até ao Barreiro.

Sugiro que a partir da Estação do Lavradio, a via seja deslocada de forma a passar pelos terrenos do Barreiro-Terra seguindo junto ao Quartel dos Bombeiros do Sul e Sueste para terminar junto ao Terminal Rodo-Ferroviário-Fluvial.

Com esta alteração reduzia-se o tempo em trajecto e o desgaste do Material Motor, e propiciávamos aos nossos utentes uma melhor interligação com os barcos da Soflusa.
Se presentemente transportamos diariamente 11 mil passageiros, num futuro próximo, com a electrificação, o reajustamento de horários com a Soflusa e um melhoramento do interface no Pinhal Novo, com os comboios Regionais, Inter-cidades e Alfa pendular e principalmente a redução do tempo em trajecto em cerca de 15 minutos entre Barreiro e Praias do Sado, poderemos proporcionar o aumento da procura do transporte ferroviário.

Em minha opinião, deve existir uma deslocação das Estações, no caso concreto do Barreiro-A, (acesso ao futuro Fórum do Barreiro), e a da Moita, (acesso ao futuro Parque Temático do Município da Moita) afim de facilitar a integração na malha urbana. A construção de parques de estacionamento para os nossos utentes e a mobilidade com os transportes rodoviários é uma das nossas propostas a ter em atenção.

Chamamos ainda a atenção, para o futuro Parque Temático que vai nascer no Município da Moita. Um investimento total de 75 milhões de euros e uma área a edificar de aproximadamente de 37000m2, onde se prevê atrair a este espaço de lazer três milhões de visitantes por ano e a criação de 1200 postos de trabalho.

Para complementar, é necessário continuar, e mesmo reforçar, o diálogo com as Autarquias Locais, Comissões de Utentes e Órgãos Representativos dos Trabalhadores, só todos, em uníssono, conseguiremos atingir os nossos objectivos: a electrificação da Linha do Sado.

A modernização da Linha do Sado é importante para o presente e para o futuro desenvolvimento económico e social da Península de Setúbal.

Depois não digam que não os alertaram!

*Trabalhador na Linha do Sado.


 
Frederico Tavares
2006-06-08
   

  

  
   
 

 

FALTA LAYOUT PARA IMPRESSÃO







 © Copyright Distrito Online
Avisos Legais
   
 
        made by YOU.