Ao longo do tempo, a APSS, SA tem tido diversos contactos com a Comissão de Proprietários de Embarcações de Recreio e a Associação de Operadores da Marítimo-Turística da Costa Azul de Setúbal por forma a ser reordenado o estacionamento das embarcações.
Para o efeito foi desenvolvido um processo de reordenamento através do sistema de amarração fixa a adquirir pela APSS, SA, tendo, inclusive, sido aprovado, com a concordância das referidas entidades, um tarifário devido pelo estacionamento atribuído na sequência das inscrições já realizadas.
Antes de dar início ao processo de colocação do sistema de amarração, a APSS, SA vai realizar um trabalho de limpeza do fundo da doca, resultante das conclusões obtidas após a filmagem onde foram detectadas diversas embarcações, cabos, correntes e outros detritos.
Enquanto decorre a limpeza do fundo, aos proprietários das embarcações de recreio e marítimo-turística foi dado como alternativa o estacionamento na margem direita do rio Sado, entre o Terminal das Pirites Alentejanas (Praias do Sado) e a zona a montante da ponte-cais da Portucel, desde que não conflitue com os canais de navegação comercial e com as áreas concessionadas e licenciadas a terceiros e ainda, junto ao molhe novo da Doca de Pesca (embarcações autorizadas), sujeito a indicação prévia dos serviços da APSS, SA, por forma a salvaguardar um ordenamento de embarcações que permita optimizar os espaços e não conflitue com a actividade da pesca. E também em Santa Catarina, a seco.
Por imperativos de segurança marítima, os referidos locais de estacionamento estão limitados em número de embarcações, sendo da responsabilidade de cada proprietário o sistema de amarração utilizado, próprio e adequado, que terá de ser retirado após o términos do estacionamento.
As embarcações de pesca transitarão para local adequado na Doca dos Pescadores.
Foto: DR
11:40