Deste encontro saiu também o consenso sobre o lançamento de um apelo generalizado à população, e à comunidade educativa em particular, para que participe na referida sessão da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal, a realizar pelas 21 horas do próximo dia 10, segunda-feira, no auditório municipal, nesta cidade. O único ponto da ordem de trabalhos é a construção da nova Escola Secundária e o que se pretende é reunir o contributo de todos para uma tomada de posição unânime e forte sobre o tema, com o intuito de demover o Ministério da Educação de não contemplar esta obra em 2008.
Recorde-se que a nova escola secundária de Alcácer do Sal foi consignada em PIDDAC por sucessivos governos, existindo projecto já elaborado por parte da tutela, que não acautelou a propriedade do terreno onde pretende construir.
Face a esta questão, foi assinado, em Dezembro de 2006, um protocolo que transferia para a câmara a responsabilidade de adquirir o terreno em causa, enquanto a Direcção Regional de Educação do Alentejo se comprometia a garantir o financiamento da obra, bem como a sua execução.
Ora, ao passo que a câmara tratou de negociar o terreno, acabando por expropriar e orçamentando 160 mil euros para a sua compra tendente à disponibilização imediata, o Ministério da Educação, inexplicavelmente, retirou de PIDDAC para 2008 a verba destinada à construção, não honrando o protocolo assinado há um ano.
A actual Escola Secundária de Alcácer do Sal abriu as suas portas em 1973, tendo sofrido diversas ampliações e funcionando parcialmente em pavilhões pré-fabricados. Apresenta-se hoje notoriamente desadequada face às necessidades.
Foto: DR
12:20