A intervenção do Primeiro-Ministro, aqui presente na qualidade de Secretário-geral do PS, incidiu na importância das Energias Renováveis enquanto aposta estratégica para o País. José Sócrates relembrou a decisão do actual Executivo, em 2005, pela eficiência energética e pelas energias renováveis e enalteceu o facto de, actualmente, termos a 5ª mais ambiciosa meta da Europa e do Mundo, no que respeita à contribuição das Energias Renováveis no Sistema Energético Nacional.
Quanto ao futuro, o Primeiro-Ministro não escondeu a satisfação de se perspectivar, para 2020, que 60 % da produção de energia eléctrica seja de origem renovável, correspondendo a 1/3 do consumo de energia de Portugal. De igual modo, a evidência de, dentro em breve, Portugal passar a ser um País exportador de Aerogeradores (importante sinal de progresso) e o facto de ser, actualmente, o País com a maior central fotovoltaica do Mundo.
Passando pelo tema da Energia Nuclear, José Sócrates chamou a atenção para o grande problema desta Energia, a “Localização”, tendo em conta que “ninguém a quer no seu quintal”. No entanto, reforçou o facto das instalações de produção de energia eléctrica existentes a partir de energias renováveis (eólica e fotovoltaica) corresponderem já à capacidade de duas centrais nucleares.
Sócrates salientou que a “estratégia”, aliada à “decisão”, são o melhor caminho para enfrentar as adversidades, recordando, num apontamento de humor, que teve o privilégio de ser o único Primeiro-Ministro a enfrentar um choque petrolífero com 23 subidas de combustível em apenas 15 dias.
A Sessão “O Futuro Energético em Portugal: Que Opções?” foi organizada pela iniciativa “Geração de Ideias”, que reúne uma geração com o propósito de gerar ideias capazes de sustentar o processo modernizador do país. Contou com a participação dos Oradores António Sá da Costa (Presidente da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis), Carlos Varandas (Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico) e de Tiago Farias (Professor do Instituto Superior Técnico).
Foto: IPS
12:50