Diamantina, Dixit, Olga Villanova, Lupa, Fyze, Eduardo Santana e Lara Afonso são alguns dos nomes com presença confirmada aos quais se juntam grupos corais e de dança do Seixal. A iniciativa, que acontece pelo segundo ano consecutivo, pretende não deixar cair no esquecimento o compromisso do Governo em lançar o concurso para a construção do hospital no Concelho do Seixal ainda este ano. A entrada é livre.
Recorde-se que o Hospital é um equipamento há muito reivindicado pelos cerca de 500 mil Munícipes dos concelhos do Seixal, Sesimbra e Almada, que neste momento apenas dispõem do Hospital Garcia de Orta, em Almada, que já não consegue dar resposta a um número tão elevado de utentes.
No Concelho do Seixal, com uma população de cerca de 170 mil habitantes existe apenas a funcionar um SAP, no Centro de Saúde da Amora, o que é manifestamente insuficiente.
Depois de um longo percurso, que se iniciou em 2001, foi finalmente assinado a 26 de Agosto de 2009 o Acordo Estratégico para a construção do Hospital do Seixal. O acordo determina um modelo de hospital com internamento e serviço de urgência a funcionar 24 horas por dia e define ainda o perfil assistencial do hospital e o prazo de execução, 2012, data em que irá estar concluída a construção.
A iniciativa é organizada pelas Autarquias e Comissões de Utentes de Saúde do concelho do Seixal.
Foto: CM Seixal
22:00